Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Receitas de sobremesas inusitadas com azeite de oliva

Confira duas dicas de receitas inusitadas que podem ser incrementadas com o ingrediente e que provam que este não deve ser restrito aos pratos salgados

Receitas de sobremesas inusitadas com azeite de oliva
Notícias ao Minuto Brasil

10:04 - 21/08/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sobremesa

Você sabia que o azeite de oliva pode ser usado na preparação de sobremesas de dar água na boca? É isso mesmo. Apesar de parecer mais comum utilizá-lo em pizzas, saladas ou em sopas, o ingrediente dá um toque especial e traz sabores inigualáveis aos doces, deixando também o quitute mais saudável. Na Europa, o azeite sempre foi utilizado para realçar o sabor em tortas e bolos e é muito usual utilizá-lo em caldas com açúcar para comer com pão torrado, por exemplo.

Confira duas dicas de receitas inusitadas, dadas pela Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva), que podem ser incrementadas com o ingrediente e que provam que este não deve ser restrito aos pratos salgados. Elas são super fáceis de fazer. 

1ª receita:

Ingredientes

8 peras doces e firmes

¼ de xícara (chá) de mel

1 colher (sopa) de essência de baunilha

½ colher (chá) de canela em pó

Suco de 1 limão

Azeite de Oliva

Preparo

Aqueça o forno a 200ºC, unte um refratário com azeite e reserve. Descasque e corte as peras em quatro. Numa tigelinha, coloque o mel, a baunilha, a canela, o limão, duas colheres de sopa de Azeite de Oliva e misture até obter um creme homogêneo. Coloque o creme na assadeira e mexa até que os pedaços de pera estejam totalmente cobertos pela mistura. Leve ao forno por uns 30 minutos, até que esteja macia e ligeiramente dourada. Sirva com sorvete e saboreie essa delícia.

+ Diabetes e alimentação: como alcançar o equilíbrio?

2ª receita:

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo

5 colheres (sopa) de azeite de oliva

3 ovos

2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

1/2 colher (chá) de licor de café

100 ml de suco de tangerina

100 g de açúcar

1 ramo de alecrim

Preparo

Derreta o chocolate em banho-maria e deixe esfriar um pouco. Misture o Azeite de Oliva em fio até que esteja todo incorporado. Separe as gemas e despeje em uma batedeira com o açúcar até ficar homogêneo. Adicione o licor. Vá acrescentando aos poucos até colocar todo o chocolate. Bata as claras em neve até ficar bem firme e acrescente aos demais ingredientes. Divida o mousse em taças e coloque na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir. Enquanto isso, aqueça o suco de tangerina com o açúcar de confeiteiro e o alecrim até obter um xarope. Deixe esfriar e sirva sobre a mousse inesquecível.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório