Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Geladeira ou não: qual o melhor lugar para conservar os ovos?

Investigamos qual a melhor forma de manter os ovos sempre conservados

Geladeira ou não: qual o melhor lugar para conservar os ovos?
Notícias ao Minuto Brasil

15:46 - 17/01/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle O que deve saber

De acordo com o British Egg Information Service, instituto de pesquisa especializado em ovos, a geladeira é sem dúvida alguma o melhor local para preservar os ovos.

Os especialistas da Bristol University’s School of Veterinary Science, Rosamund Baird e Janet Corry, concordam igualmente com essa ideia.

De acordo com os especialistas, caso os ovos estejam contaminados com salmonela, por exemplo, a temperatura ambiente pode fazer com que as bactérias se multipliquem. É impossível descobrir qual dos ovos está contaminado, pois não há mudança de cor, cheiro ou consistência.

Já na opinião de Tim Hayward, apresentador de um programa de rádio na BBC, o ovo fresco conserva-se durante cerca de uma semana à temperatura ambiente. 

+ Sofre de prisão de ventre? Saiba quais alimentos podem ajudar

Todavia, o British Egg Information Service contesta essa inferência: os ovos precisam estar constantemente a uma temperatura de 20º C. Essa temperatura é mantida nos supermercados, devido ao uso do ar-condicionado.

Diante de tantas opiniões distintas, o jornal britânico Daily Mail resolveu entrar no debate e realizar o seu próprio teste com dois mil ovos que foram submetidos a diferentes temperaturas, no período de um mês, para descobrir se a qualidade era mantida. No referido teste, um lote foi mantido à temperatura ambiente e outro na geladeira a uma temperatura de 6º C.

Os especialistas analisaram se havia presença de bactérias, como E.coli, Staphylococcus aureus, Salmonella, Listeria, entre outras.

E o resultado da pesquisa foi conclusivo. Não se registrou qualquer diferença entre os dois lotes – o que foi mantido na geladeira e o que permaneceu à temperatura ambiente.

Nenhum sofreu com bactérias. “Não existe vantagem alguma em manter os ovos no frio”, disse o diretor da FoodTest, que realizou a experiência. A única ressalva é que os testes foram realizados em um país com um clima mais frio… pelo menos comparativamente ao Brasil.

Leia também: 4 opções de molhos de frutas para carnes

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório