Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

França prende homem por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

A informação foi confirmada pelo ministro do Interior da França, Christophe Castaner

França prende homem por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro
Notícias ao Minuto Brasil

10:50 - 18/10/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Autoridades

Um indivíduo identificado como radical islâmico foi preso na França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram hoje as autoridades francesas.

O ministro do Interior da França, Christophe Castaner, afirmou que a prisão do homem no final de setembro deste ano é a 60ª vez que as autoridades francesas impediram um possível ataque desde 2013.

"Um indivíduo que foi inspirado pelo ataque aéreo de 11 de setembro de 2001 que destruiu as torres do World Trade Center foi preso", revelou Castaner à televisão France-2 na noite de quinta-feira (17).

Castaner acrescentou que o homem estava "no processo de planejamento" de um ataque e procurava adquirir armas.

A preparação do ataque estava em uma fase inicial, mas o serviço de inteligência da Direção Geral de Segurança Interna (DGSI) decidiu prender o indivíduo porque ele já tinha começado a procurar armas.

O homem, um jovem na casa dos 20 anos, reside na França, e estava identificado pela DGSI por expressar opiniões radicais islâmicas, acrescentou o segurança.

A agência de segurança francesa está investigando a hipótese de existirem cúmplices no plano de ataque.

A DGSI afirmou ainda desconhecer se o indivíduo expressou lealdade a qualquer grupo extremista.

O anúncio de Castaner aconteceu em uma ocasião em que a agência de segurança francesa está sob fogo após um ataque mortal dentro da sede da polícia de Paris, no último dia 3 de outubro, no qual um funcionário civil da prefeitura esfaqueou quatro colegas até à morte, em um incidente que o Ministério Público considera um possível ataque terrorista.

O autor, que era surdo-mudo, foi abatido a tiro por um agente no local.

A França permanece em alerta após uma série de ataques mortais do Estado Islâmico (EI) em 2015 e 2016, que aumentaram a segurança no país.

O ministro do Interior destacou a segurança dos cidadãos como "prioridade absoluta" para o Governo francês e afirmou que planeja aumentar em 10% o orçamento do Ministério do Interior até 2020.

Campo obrigatório