Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Abbas quer que Israel receba refugiados palestinianos da Síria

O líder palestino destaca o sofrimento de centenas de milhares de palestinianos na Síria, 80.000 dos quais abandonaram o país por causa da guerra civil

Abbas quer que Israel receba refugiados palestinianos da Síria
Notícias ao Minuto Brasil

07:01 - 09/09/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Palestina

O Presidente palestino, Mahmoud Abbas, apelou à ONU para que obrigue Israel a permitir que os refugiados palestinos da Síria possam radicar-se na Cisjordânia e Gaza, ao invés de arriscarem a vida em busca de um refúgio.

"Ao invés de se verem obrigados a fugir, desesperados, para países vizinhos ou a arriscarem-se numa viagem perigosa para abandonar o Médio Oriente em busca de segurança, estabilidade e apoio, deve permitir-se aos refugiados palestinos que se unam aos seus irmãos e irmãs na sua terra natal, onde serão mais do que bem-vindos e acarinhados", disse Abbas, em uma carta oficial da Organização para Libertação da Palestina, difundida esta madrugada.

Dirigida ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e aos presidentes do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral, a missiva está assinada, em nome de Abbas, pelo embaixador da Palestina na ONU, Riyad Manosur.

Na carta, o líder palestino destaca o sofrimento de centenas de milhares de palestinianos na Síria, 80.000 dos quais abandonaram o país por causa da guerra civil, ainda que outros 480.000 permaneçam, segundo o documento.

Abbas recorda os seus recentes apelos a líderes de todo o mundo, e em particular à ONU, "para apoiar os esforços de trazer os refugiados para o território palestino ocupado".

"No entanto, Israel, a potência ocupante, rejeitou este apelo, mesmo à luz das graves tragédias que vivem os refugiados (...) e dos apelos da comunidade internacional para se oferecer um abrigo seguro aos milhares de refugiados que fogem do conflito", sublinha a carta.

Campo obrigatório