Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

"Erro humano" pode ter causado choque de trens na Alemanha

O acidente deixou dez mortos e 81 feridos, afirmaram vários veículos de comunicação alemães

"Erro humano" pode ter causado choque de 
trens na Alemanha
Notícias ao Minuto Brasil

20:25 - 09/02/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Acidente

Um erro humano esteve na origem da colisão que aconteceu nesta terça-feira (09) entre dois trens na Alemanha, que deixou dez mortos e 81 feridos, afirmaram vários veículos de comunicação alemães.

Um funcionário do posto de controle de tráfego ferroviário de Bad Aibling, estância termal no sul do país, desativou o sistema automático de sinalização, afirmou a rede RedaktionsNetzwerk Deutschand (RND), que agrupa 30 jornais regionais, citando "fontes próximas do inquérito".

A agência de notícias DPA, que citou uma "fonte segura", afirmou também que o acidente se deveu a um "erro humano", mas precisou ainda não ter sido determinada a pessoa ou pessoas implicadas. Contactada pela agência France Presse, a direção regional da polícia se escusou a fazer qualquer comentário.

O acidente ocorreu cerca das 07h locais (08h horário de Brasília) na linha que liga Rosenheim a Holzkirchen, entre dois trens regionais. O choque causou dez mortos, 18 feridos graves e 63com ferimentos leves.

De acordo com o ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt, as pistas do "problema técnico" ou do erro humano estão "sendo estudadas", mas a segurança naquela via férrea era "garantida pelo sistema PZB 90" que "força a travagem dos trens" para evitar qualquer colisão.

A RND indicou que a sinalização automática foi desativada "para deixar passar um trem atrasado", ou seja, a primeira composição implicada no acidente, numa zona em que a via é única até ao ponto onde os trilhos se separam novamente para formar duas vias.

O segundo trem entrou manualmente na mesma via em sentido inverso, "apesar do sinal estar vermelho", antes de o primeiro ter atingido a zona de separação das vias, disse a RND.

Markus Hecht, um especialista em transportes ferroviários questionado pelo jornal Bild, indicou que esta manobra "tem como efeito desativar a travagem de emergência" do sistema PZB 90, usado na Alemanha desde um acidente idêntico em 2011.

Campo obrigatório