Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após decisão sobre clima, CEO da Disney deixa governo Trump

Bob Iger era assessor econômico do presidente dos EUA

Após decisão sobre clima, CEO da Disney deixa governo Trump
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 02/06/17 por Ansa

Mundo Repercussão

O presidente e CEO da Disney, Bob Iger, anunciou nesta sexta-feira (2) sua decisão de deixar o cargo de conselheiro do comitê econômico do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois do republicano informar que retirou o país do maior acordo climático da história, o Acordo de Paris.

De acordo com o executivo, sua decisão foi tomada por "uma questão de princípio".

Nessa quinta-feira (1º), Trump anunciou que tirará os Estados Unidos do Acordo de Paris, assinado em 12 de dezembro de 2015, na 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21), e em vigor desde 4 de novembro de 2016.

Com isso, os EUA entrarão para um restrito grupo que inclui apenas a Síria, que está em guerra civil, e Nicarágua, que rejeitou firmar o tratado por criticar a falta de punições para Estados que não respeitarem suas regras. Fruto de duas décadas de negociações, o acordo tem 195 signatários e já foi ratificado por 147, incluindo os Estados Unidos.

"Em respeito a meu dever de proteger os cidadãos americanos, anuncio que os Estados Unidos sairão do Acordo de Paris sobre o clima", declarou Trump durante um pronunciamento no jardim da Casa Branca. Segundo o republicano, o tratado não é justo com o país, "seus negócios, seu povo, seus trabalhadores, seus contribuintes. Vamos sair, mas vamos começar a negociar para voltar ao Acordo do Paris ou uma transação inteiramente nova, em termos que sejam justos aos Estados Unidos", acrescentou o presidente. (ANSA)

Leia também: Trump anuncia retirada dos EUA do Acordo de Paris

Campo obrigatório