Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA avisam que podem derrubar míssil norte-coreano lançado contra Guam

Secretária adjunta de Estado, Susan Thornton garantiu ser possível determinar rota do foguete

EUA avisam que podem derrubar míssil norte-coreano lançado contra Guam
Notícias ao Minuto Brasil

17:18 - 22/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Últimas Notícias do Mundo

Os Estados Unidos afirmaram que derrubarão qualquer míssil da Coreia do Norte que possa vir a sobrevoar o território de Guam, ilha com bases norte-americanas no Oceano Pacífico. "Se um míssil tivesse sido dirigido a Guam ou voado sobre [a ilha], nós teríamos derrubado-o", disse a secretária adjunta do Departamento de Estado, Susan Thornton, em um encontro com jornalistas estrangeiros.

Repórteres perguntaram a Thornton por que os EUA não respondem da mesma forma aos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte que violam o espaço aéreo de aliados - Japão e Coreia do Sul.

Na sua resposta, Thornton lembrou que esta questão foi previamente esclarecida pelo secretário de Defesa dos EUA, James Mattis. Ela observou que agora é possível determinar exatamente onde o foguete voará e onde vai pousar. Segundo ela, no Japão existem sistemas de alerta especiais para a população civil.

+ Julian Assange diz que ameaças dos EUA só inflamam Coreia do Norte

"A questão de se aplicar ou não ações militares depende da situação específica", disse ela. No início do dia, o secretário Rex Tillerson (foto) declarou que os Estados Unidos continuariam os esforços diplomáticos para resolver a crise da Coreia do Norte, mas não descartou opções militares.

O presidente Donald Trump assinou recentemente uma nova ordem executiva que ampliou as sanções contra Pyongyang, ameaçou "destruir totalmente a Coreia do Norte", se surgirem ameaças imediatas, e descreveu o líder norte-coreano Kim Jong-un como "Homem Foguete".

A Coreia do Norte anunciou rapidamente que pode realizar outro teste de bomba de hidrogênio no Pacífico. Kim acusou Trump de exibir "comportamento mentalmente perturbado" e ameaçou-o com uma resposta áspera.

Em agosto, Pyongyang declarou ter planos de lançar mísseis contra Guam, e fotos de Kim revisando os planos foram divulgadas pela imprensa norte-coreana. Contudo, tal planejamento foi cancelado, com a Coreia do Norte informando que descartaria a ideia por enquanto. Com informações da Sputnik News Brasil. 

Campo obrigatório