Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Arábia Saudita cria aliança com 40 países contra terrorismo

Entidade já tem sido chamada de "OTAN árabe"

Arábia Saudita cria aliança com 40 países contra terrorismo
Notícias ao Minuto Brasil

14:34 - 27/11/17 por ANSA

Mundo Coalizão

A Arábia Saudita lançou ontem (26) uma coalizão para combater o terrorismo que conta com o apoio de 40 países muçulmanos, a maioria sunita. O anúncio foi feito em Riade pelo príncipe saudita Mohammed bin Salman.

Batizada de Aliança Militar Islâmica (AMI), a entidade já tem sido chamada de "OTAN árabe", em referência à Organização do Tratado do Atlântico Norte que une a Europa e a América do Norte em ações militares.

+ Japão encontra outro barco com oito corpos em decomposição

O príncipe herdeiro, de 32 anos, afirmou que os países "farão tudo o que puder para que o terrorismo seja apagado da face da Terra".

Além de expressar solidariedade aos 300 mortos do atentado terrorista de sexta-feira (24) contra uma mesquita da Península do Sinai, no Egito, Salman afirmou que ataques deste tipo consolidam a aliança entre os países muçulmanos.

A AMI reúne 40 países muçulmanos da Ásia e África, entre eles Nigéria, Somália e Paquistão. Outras nações do continente asiático resolveram não participar, como o Irã - rival xiita da Arábia Saudita -, Síria e Iraque.

Na última semana, o príncipe herdeiro e líder da Arábia Saudita entrou em uma polêmica ao acusar o guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, de ser o "novo Hitler do Oriente Médio". Com informações da ANSA.

Campo obrigatório