Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Áudio mostra crianças chorando pelos pais em galpão nos EUA

Política imigratória de Trump retirou 2 mil crianças de seus responsáveis

Áudio mostra crianças chorando pelos pais em galpão nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

14:13 - 19/06/18 por ANSA

Mundo Denúncia

O áudio de crianças que choram desesperadas, em espanhol, pelos seus pais aumentou nesta terça-feira (19) a indignação nos Estados Unidos com a política imigratória do presidente Donald Trump que tem deixado separado milhares de menores de idade de seus familiares.

"Papai! Papai", diz uma criança, em um áudio divulgado pela organização de jornalismo investigativo ProPublica. De acordo com a ativista Jennifer Harbury, o áudio foi gravado na última semana e entregue à imprensa por um informante.

Em oito minutos de áudio, é possível ouvir outras crianças chorando e um agente de custódia fazendo um comentário sarcástico: "Aqui temos uma orquestra, mas falta um maestro".

Apesar de não haver indícios de onde a gravação teria sido feita, a agência Associated Press visitou um armazém antigo no sul do Texas onde centenas de crianças ficam dentro de gaiolas de metal, com água e sacos de batatas fritas.

+ Donald Trump diz que imigrantes 'infestam' os Estados Unidos

São crianças desacompanhadas e sem documentos que tiveram problemas na imigração - ou os pais foram barrados pelos EUA e separados dos filhos. Cerca de 2,3 mil crianças já foram tiradas de seus pais desde que a nova política de Trump começou a vigorar, a qual criminaliza todos os casos de entrada ilegal nos EUA, principalmente na fronteira com o México.

E cada vez mais surgem histórias de crianças que foram arrancadas dos braços dos pais, sendo que estes são incapazes de saber para onde os filhos foram levados.

O objetivo do governo dos EUA com essa medida é dissuadir os estrangeiros que pensam em cruzar a fronteira com sua família. Alvo de críticas, Trump se pronunciou hoje pelo Twitter.

"Devemos sempre prender as pessoas que entram ilegalmente no nosso país. De 12 mil crianças, 10 mil são mandadas por seus pais em uma viagem muito perigosa e somente 2 mil estão com os pais. Muitos tentaram mais de uma vez entrar ilegalmente no nosso país", disse. (ANSA)

Campo obrigatório