Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Para Erdogan, não pode haver democracia com a imprensa

Presidente atacou jornais em discurso na capital do país

Para Erdogan, não pode haver democracia com a imprensa
Notícias ao Minuto Brasil

17:22 - 04/10/18 por Ansa

Mundo Declaração

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou na ultima quarta-feira (3) que não pode existir democracia com veículos de imprensa porque, segundo o líder, os jornais não refletem o que o povo pensa. A declaração foi dada em uma universidade de Ancara, durante cerimônia de início do ano acadêmico.

"O que conta para nós é o que o nosso povo pensa. A democracia é feita pelo povo. Se há povo, há democracia. A democracia não é possível com os veículos de imprensa. Não é possível fazer uma política sólida se os líderes têm medo do que vai sair na imprensa", defendeu.

+ Fujimori diz que voltar à prisão será sentença de morte: 'Não me matem'

"Vi que estes grandes países [EUA e Alemanha] são governados pela mídia e não por seus líderes. Em toda reunião, diziam: 'nossos jornais dizem isso, nossos jornais dizem aquilo'. Eu então os respondi. 'Esqueçam o que dizem os jornais, digam-me o que diz o povo'', relatou Erdogan, em referência às recentes visitas que fez a Estados Unidos e Alemanha. Erdogan também pediu aos acadêmicos turcos que iniciem uma campanha nacional contra as "informações imprecisas sobre a Turquia na mídia ocidental", que explique a "verdade sobre nosso país".

Atualmente, 143 jornalistas estão presos na Turquia, segundo o sindicato da classe. O número inclui profissionais que cumprem prisão preventiva e estão à espera de julgamento. O governo nega que os profissionais estejam presos pelo exercício da profissão, dizendo que todos são "criminosos comuns, acusados por crimes como terrorismo". (ANSA)

Campo obrigatório