Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Celulares de pessoas ligadas a Aécio serão desbloqueados nos EUA

Solicitação foi autorizada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo, após solicitação da Polícia Federal

Celulares de pessoas ligadas a Aécio serão desbloqueados nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

17:54 - 06/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Investigação

Depois de apreender quatro telefones e dois aparelhos eletrônicos com pessoas ligadas ao senador Aécio Neves, após delação da JBS apontar que ele pediu e recebeu R$ 2 milhões em propina, a Polícia Federal (PF) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o envio dos equipamentos para os Estados Unidos.

Isso porque, segundo o delegado Josélio Azevedo de Souza, coordenador do Núcleo Político da Lava Jato na PF, os aparelhos estavam bloqueados com senhas e "a versão da ferramenta forense disponível no Instituto de Criminalística não conseguiu extrair os dados e informações dos aparelhos, sendo necessário a remessa dos materiais apreendidos à sede da empresa responsável pelo equipamento de extração das informações nos Estados Unidos da América."

+ Senado diz ao STF que não cabe 'medida cautelar penal' a congressistas

Depois de consultar a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sobre o assunto, e de ela não ter se posicionado de forma contrária ao pedido, o relator do caso no Supremo, ministro Marco Aurélio Mello, autorizou o envio, segundo informações de O Globo.

"Defiro o pedido formulado pela autoridade policial, autorizando o encaminhamento do material apreendido para verificação da viabilidade de extração dos dados no exterior, sem prejuízo de os detentores dos aparelhos virem a fornecer, espontaneamente, colaborando para o esclarecimento dos fatos, as senhas necessárias ao acesso pretendido", decidiu Marco Aurélio.

Na lista de aparelhos há um iPhone de Andrea Neves, irmã do tucano; um iPad e um iPod de Mendherson Souza Lima, ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), aliado de Aécio; um celular Motorola de Frederico Pacheco, primo de Aécio; e dois iPhones de Gustavo Perrella, filho de Zezé Perrella.

Todos eles são acusados de participar do esquema de repasse de propina ao senador mineiro. Frederico, Mendherson e Andrea cumprem prisão domiciliar.

Campo obrigatório