Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Testemunha foi ameaçada de morte a mando de políticos do PP, diz PGR

Deputado Eduardo da Fonte e senador Ciro Nogueira negam a acusação; parlamentares são suspeitos de obstração de Justiça

Testemunha foi ameaçada de morte a mando de políticos do PP, diz PGR
Notícias ao Minuto Brasil

20:08 - 22/06/18 por Notícias Ao Minuto

Política Lava Jato

A Procuradoria Geral da República (PGR) afirma que uma testemunha da operação Lava Jato teria sido ameaçada de morte por ordem do presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), e do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE). As informações são do G1.

Os parlamentares foram denunciados por suposta obstrução de Justiça na última terça-feira (19). Segundo a PGR, eles mandaram o ex-deputado Márcio Junqueira (ex-filiado ao PP) influenciar um ex-assessor e um motorista a mudar versõe de depoimentos prestados à Polícia Federal.

O alvo das ameaças seria José Expedito, que trabalhou com os parlamentares por dez anos. "A mando dos parlamentares, a partir de outubro de 2017, nos termos retratados nesta denúncia, Márcio Junqueira ameaçou José Expedito de morte, exigiu dele uma retratação em cartório do conteúdo dos depoimentos que prestou à PF em 2016 (declaração ideologicamente falsa), prometeu-lhe cargo público, casa, pagou-lhe despesas e fez entregas de dinheiro —, tudo para comprar seu silêncio e, assim, prejudicar investigações em curso", diz a denúncia.

+ Temer e Aécio tentam usar indiciamento de Miller para anular delação

Procurado, o advogado de Nogueira disse que a acusação contra o parlamentar é "fantasiosa", "criminosa" e de uma "irresponsabilidade enorme".

"Não existe nada nos autos que leve – sequer 'en passant' – a qualquer hipótese de o senador Ciro estar envolvido nisso. Então, é muito grave. Tem quer ver os autos, tem que ler e distanciar profundamente quem são os investigados", declarou o advogado.

Já a assessoria de Eduardo da Fonte informou que o deputado "reitera que a acusação é completamente mentirosa e absurda e que ele está à disposição da justiça para que os fatos sejam esclarecidos rapidamente".

Campo obrigatório