Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Máquina gigante carrega antenas de telescópio com 100 toneladas

Caminhões pesam 130 toneladas e têm 12 m de largura, 20 m de comprimento e 6 m de altura e impressionam pela grandiosidade

Notícias ao Minuto Brasil

13:10 - 14/02/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Exclusivo

A empresa alemã Scheuerle desenvolveu dois caminhões exclusivos para o laboratório Atacama Large Milimeter/submillimeter Array (ALMA), que localiza-se no deserto do Atacama, no Chile. Eles transportam antenas de telescópio com um diâmetro de até 12 metros e ultrapassando 100 toneladas de peso.

Segundo o site Gizmodo, a máquina gigante pesa 130 toneladas e tem 12 m

de largura, 20

m

de comprimento e 6 m

de altura e impressiona pela grandiosidade. A velocidade máxima do caminhão é de 20 km/h. Os motoristas precisam adequar a disposição da antena conforme o tipo de observação. Para que os astrónomos possam ter um campo de visão maior, é necessário que as antenas fiquem agrupadas, imitando uma lente grande-angular.

Cada veículo custou mais de 1 milhão de euros e eles operam desde 2008, quando o observatório deu início aos transportes de antenas. Ao total são 66 antenas no local.

Com a chegada do inverno, as atividades são interrompidas, já que o céu da região fica cheio de nuvens, prejudicando muito a observação do céu. Por isso, durante o mês de fevereiro, as operações são encerradas para manutenção do local.

O ALMA é uma parceria internacional entre diversas entidades e países: o ESO (Observatório Europeu do Sul), Estados Unidos, Japão, Canadá, Taiwan, Coreia do Sul e o Chile. Assista ao vídeo:

Campo obrigatório