Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Satélite de exploração de planetas extrassolares será lançado em 2019

O engenho será lançado da base espacial de Kuru, na Guiana Francesa, num voo operado pela Arianespace

Satélite de exploração de planetas extrassolares será lançado em 2019
Notícias ao Minuto Brasil

19:39 - 19/12/17 por Lusa

Tech Europa

O satélite europeu de exploração de planetas extrassolares já identificados, CHEOPS será lançado entre o fim de 2018 e início de 2019, anunciou nesta terça-feira (19) a companhia aeroespacial francesa Arianespace.

O engenho será lançado da base espacial de Kuru, na Guiana Francesa, num voo operado pela Arianespace.

A missão, que prevê o estudo de mais de 3.500 exoplanetas, que orbitam uma estrela diferente do Sol, resulta de uma colaboração entre a agência espacial europeia (ESA) e a Suíça, contando com contributos de vários países, incluindo Portugal e França.

+ Vídeo dos EUA mostra aproximação de óvni; veja

Portugal participa cientifica e tecnologicamente através do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da empresa de engenharia Deimos, que tem a seu cargo os sistemas de processamento de dados.

O satélite, que terá uma vida útil variável entre os três e os cinco anos, irá medir a massa e o raio dos exoplanetas já identificados e o tempo que demoram a orbitar a sua estrela.

O CHEOPS (CHaracterising ExOPlanet Satellite, Satélite Caracterizador de Exoplanetas) representa um investimento de cerca de 50 milhões de euros, antecedendo uma outra missão europeia, a PLATO, para 'caçar' novos planetas extrassolares. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório