Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Paciente com suspeita de ebola apresenta quadro estável

O homem, que não teve a identidade divulgada, está internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, na sede da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos

Paciente com suspeita de ebola apresenta quadro estável
Notícias ao Minuto Brasil

20:38 - 13/11/15 por Estadao Conteudo

Brasil Fiocruz

O brasileiro de 46 anos que esteve na Guiné e retornou ao Brasil no último dia 6, com suspeita de ter contraído o vírus ebola, passou esta sexta-feira, 13, bem. O homem, que não teve a identidade divulgada, está internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, zona norte do Rio. Segundo a instituição, o paciente continua sem febre, respondendo bem ao tratamento para a malária e se alimentando. Ele apresenta quadro estável e sem febre desde que chegou à Fiocruz, à 0h da última quinta-feira, 12.

No início da noite de sábado, 14, o Ministério da Saúde deverá divulgar o segundo exame do paciente, emitido pelo Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo da Fiocruz, através de nova coleta de sangue. O primeiro teste, divulgado na quinta-feira, 12, deu resultado negativo para o ebola. No entanto, de acordo com os protocolos internacionais, a confirmação do diagnóstico só poderá ocorrer após a realização de um segundo exame.

No primeiro boletim médico, o paciente apresentou resultado positivo para teste de malária, doença muito frequente na África. Caso o segundo exame de ebola apresente resultado negativo, o paciente será retirado do isolamento e as 95 pessoas que tiveram contato com ele deixarão de ser monitoradas.

No dia 8, o brasileiro oriundo da Guiné começou a apresentar sintomas como febre alta, dor muscular e de cabeça. É considerado suspeito todo caso onde a pessoa tenha passado por área afetada pelo ebola e que apresente quadro febril até 21 dias após deixar a área, período considerado como limite máximo para a incubação da doença. A Fiocruz informou que o paciente não passou por nenhuma região crítica da doença. Ele continua internado em isolamento.

O Ebola é uma doença grave, com taxa de letalidade de aproximadamente 50% e transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório