Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Incêndio em parque já destruiu área de quase 300 campos de futebol na Bahia

O incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal começou em 13 de novembro

Incêndio em parque já destruiu área de quase 300 campos de futebol na Bahia
Notícias ao Minuto Brasil

22:48 - 20/11/23 por Folhapress

Brasil Monte Pascoal

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um incêndio no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, no sul da Bahia, já destruiu uma área de 300 hectares (o equivalente a uma área de quase 300 campos de futebol), segundo estimativa do ICMBio. A aldeia indígena Boca da Mata, que fica dentro do parque, também teve vegetação atingida.

O incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal começou em 13 de novembro, segundo o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela área
Em 16 de novembro, o incêndio foi dado como controlado, mas foi constatado no dia seguinte que as chamas atingiram áreas de mata fechada, tornando mais difícil o combate ao incêndio.

As altas temperaturas e clima seco da região contribuem para o fogo se espalhar.

Queimadas chegaram a áreas do parque que abrangem os municípios de Porto Seguro e Itamaraju no fim de semana.

Mais de 170 pessoas estão trabalhando na linha de frente de combate ao incêndio, com a presença de brigadistas do ICMBio, Parque Nacional do Pau Brasil, Parque Nacional da Chapada Diamantina, além de Corpo de Bombeiros e brigada voluntária TI Barra Velha.

Nesta segunda-feira (20), iniciou-se o combate aéreo ao incêndio.

O parque tem área de 22.500 hectares e é considerado uma das grandes reservas de Mata Atlântica do país. A região foi um dos primeiros pontos avistados pelos portugueses ao chegarem ao Brasil.

A página do Instagram do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal publicou em suas redes sociais forma de ajudar no combate ao incêndio:

  • Doação de EPIs (equipamento de proteção individual) para a brigada voluntária, como coturnos, balaclava, luvas e gandolas;
  • Disponibilização de veículos para transporte dos voluntários e de suprimentos;
  • Doação e preparação de alimentos;
  • Doação de água para consumo;
  • Quem quiser oferecer ajuda, entrar em contato no número (83) 991227877.
Campo obrigatório