Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ação em terra Yanomami apreende materiais do garimpo e antenas de Musk

A ação foi coordenada pela Casa de Governo, em Boa Vista (RR), montada pelo governo federal para organizar as operações de combate ao garimpo ilegal em terra Yanomami.

Ação em terra Yanomami apreende materiais do garimpo e antenas de Musk
Notícias ao Minuto Brasil

05:27 - 13/04/24 por Folhapress

Brasil YANOMAMI-TERRAS

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma operação das Forças Armadas, PF (Polícia Federal) e órgãos do governo destruiu a infraestrutura do garimpo ilegal mantida na Terra Indígena Yanomami, situada nos estados do Amazonas e Roraima. O balanço, divulgado nesta sexta-feira (12), diz respeito aos dias 4 de março a 10 de abril.

A ação foi coordenada pela Casa de Governo, em Boa Vista (RR), montada pelo governo federal para organizar as operações de combate ao garimpo ilegal em terra Yanomami. Segundo o balanço, foram descartados 38,4 mil litros de óleo diesel e 6,6 mil litros de gasolina de aviação, combustíveis que seriam usados pelos criminosos.

Entre as apreensões, estão 24 antenas Starlink. Segundo o governo, o equipamento, que pertence à empresa do bilionário Elon Musk, é utilizado no garimpo ilegal para facilitar a comunicação em locais isolados.

Notícias ao Minuto [Legenda]© Reprodução / X  

Um piloto de um helicóptero destruído pelo Exército foi preso durante a operação. A Justiça Federal manteve a prisão. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) realizou a fiscalização de 121 aeronaves, com duas apreensões. Também foram destruídas 12 balsas e apreendidas outras três.

Também foram destruídos 200 motores, 36 geradores de energia e 49 acampamentos. A operação ainda identificou 180 pistas de pouso clandestinas e destruiu quatro aeronaves.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil) realizou a fiscalização de nove pontos de abastecimento e 15 postos revendedores de combustíveis. Foram aplicados 19 autos de infração, três autos de interdição e 26 notificações.

A operação ainda apreendeu 7,3 mil kg de cassiterita, minério com grande aproveitamento na indústria.

APREENSÃO DE MERCÚRIO
A Polícia Federal apreendeu mais de 114 quilos de mercúrio somente na última semana. O material é amplamente utilizado, segundo o governo, para separar o ouro da lama e de outros resíduos.

O governo afirma que realizou a capacitação de 29 profissionais de saúde para tratar a contaminação por mercúrio. Segundo o balanço, a equipe ainda lançou outras iniciativas para tratar a presença do mercúrio entre os indígenas.

ANTENAS DE MUSK
O Ibama apreendeu equipamentos da Starlink, provedora de internet via satélite de Musk, em pelo menos 20 garimpos ilegais na Amazônia nos últimos 12 meses.

O Ibama encontrou pelo menos 32 aparelhos da Starlink em operações contra o garimpo de abril de 2023 a março de 2024. Levantamento do UOL, baseado em dados públicos, aponta que o órgão ambiental recolheu antenas ou roteadores da empresa de Musk em pelo menos 20 áreas de mineração ilegal nesse período, em quatro estados.

O número real de antenas da Starlink nos garimpos tende a ser maior. Os dados apontam que o Ibama apreendeu mais de 90 aparelhos de internet nos últimos 12 meses, mas a marca do equipamento não foi anotada na maioria dos casos. Agentes do órgão estimam, no entanto, que quase todos os garimpos ilegais aderiram à Starlink no último ano.

Leia Também: Processo de apelação do X à Justiça do Brasil é uma 'farsa', diz Musk

Campo obrigatório