Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cadastramento biométrico termina nesta quarta em todo Brasil

Quem não fizer o cadastramento nas 22 cidades onde a convocação foi realizada não poderá votar este ano em prefeito e vereador

Cadastramento biométrico termina nesta 
quarta em todo Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

10:06 - 04/05/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Eleitores

Termina nesta quarta-feira (4) o prazo para recadastramento biométrico, emissão do primeiro título e mudança de domicílio eleitoral. Embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha estendido por mais um mês o prazo do recadastramento, vários eleitores ainda não regularizaram a situação. As alterações são necessárias para viabilizar um segundo turno.

Quem não fizer o cadastramento nas 22 cidades onde a convocação foi realizada não poderá votar este ano em prefeito e vereador. O título será cancelado e só após o segundo turno, em novembro, o cidadão poderá regularizar o registro no cartório eleitoral.

A Justiça Eleitoral quer implantar, até 2020, o sistema biométrico no processo eleitoral brasileiro para garantir a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica. Quem não realizar o recadastramento a tempo poderá ter restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos. O agendamento para o recadastramento biométrico pode ser feito no TRE do seu Estado.

Veja mais informações aqui no site TSE mais informações.

Campo obrigatório