Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pico de acessos a foto de avião pode ter sido uma falha, diz site

Imagem de aeronave que caiu e matou ministro Teori foi acessada quase duas mil vezes, 15 dias antes do acidente

Pico de acessos a foto de avião pode
ter sido uma falha, diz site
Notícias ao Minuto Brasil

18:02 - 23/01/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Morte

A companhia que administra o site JetPhotos.net, onde consta a foto do avião Hawker Beechcraft King Air C90, prefixo PR-SOM, que caiu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas, se pronunciou sobre as especulações surgidas logo após o acidente, de que a imagem havia sido acessada quase duas mil vezes, no dia 3 de janeiro, ante uma média de 0 a 3 acessos nos dias anteriores. 

Segundo a empresa FlighRadar24, o pico de acessos pode ter sido causado por um bug ou outra falha de script no contador de visualizações de página do site. 

De acordo com o portal G1, depois do acidente, a tabela começou a ser muito compartilhada em redes sociais, sugerindo que o avião estava sendo monitorado para uma suposta sabotagem.

"Baseado na nossa pesquisa até o momento, não temos confiança no número que está sendo reportado pelo contador de visualizações de página", disse a companhia, por e-mail.

A empresa também informou que está investigando para saber se houve outros casos semelhantes, envolvendo a foto de outras aeronaves.

Ainda segundo a FlighRadar24, o Jet Photos é apenas um site de fotos, não há indicações de deslocamentos passados nem futuros das aeronaves. Por isso, não faz sentido dizer que o indicativo de alto número de acessos apontaria que alguém estivesse "seguindo" a aeronave.Também não faz sentido dizer que os acessos visavam a conhecer detalhes técnicos do avião, porque o modelo é altamente conhecido no mercado.

Leia também: Justiça decreta sigilo de investigação do acidente que matou ministro

Campo obrigatório