Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo federal pode oferecer segurança do Rio no Carnaval

Informação foi dada pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão

Governo federal pode oferecer segurança do Rio no Carnaval
Notícias ao Minuto Brasil

20:52 - 23/01/17 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Integração

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, disse que o governo federal poderá oferecer apoio para a segurança do Rio de Janeiro durante o carnaval. “Quando houve integração entre os governos municipal, estadual e federal, não faltou segurança durante os Jogos Olímpicos. Esta é uma questão que vamos discutir com os secretários estadual e municipal (turismo) e o governador. A cidade do Rio de Janeiro tem mais de 400 blocos carnavalescos durante o carnaval e todo o povo do Rio de Janeiro e quem vem ao Rio precisam se sentir seguros”, disse. 

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, visita os barracões da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, na Cidade do Samba Fernando Frazão/Agência Brasil

Beltrão iniciou hoje (23) na capital fluminense uma agenda de visitas a alguns dos principais destinos do carnaval. Ele visitou nesta tarde os barracões da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Segundo o ministro, as reservas nos hotéis para o carnaval já passam de 80%, com previsão de 1,1 milhão de turistas no período, o que deve movimentar cerca de R$ 3 milhões na economia no estado.

Em todo o Brasil, a expectativa é que o país receba 2,6 milhões de turistas estrangeiros até o fim do carnaval. “Em 2015, 32% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil, vieram ao estado do Rio. Muitas pessoas que vão aos outros estados brasileiros, vem primeiro ao Rio e por isso é muito importante fazer essa divulgação do Rio de Janeiro”.

Isenção de vistos

O ministro disse que o governo pretende ampliar o turismo interno e externo, com mais competição no setor aéreo. “Somos o terceiro mercado do mundo em aviação civil. Temos 75 milhões de viajantes nacionais neste verão no país”, declarou.

Outra medida para alavancar o turismo, adiantou Beltrão, será a liberação de vistos para turistas de alguns países, como os Estados Unidos. “Durante os Jogos Olímpicos foi liberado, foi um sucesso, e queremos que essa prorrogação perdure por mais dois anos como forma de experimento para analisar a quantidade a mais de americanos que poderiam vir para o nosso país”. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália ficaram isentos de visto.

A liberação de vistos poderá valer ainda para os japoneses, australianos, canadenses e chineses. No caso da China, a suspensão do visto pode ser por meio de parceria com a Argentina a partir deste semestre, informou o ministro. “Uma solução seria que os chineses que já tivessem visto americano e que pudessem ir à Argentina pudessem também vir ao Brasil e vice-versa. Temos 1,1 bilhão de turistas viajando pelo mundo e só a China tem 100 milhões de turistas viajando. O Brasil recebe cerca de 50 mil chineses [por ano] e precisamos explorar esse mercado”. Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Trens e barcas ficam mais caros a partir de fevereiro no Rio

Campo obrigatório