Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pescadores são resgatados após sete horas à deriva no mar

Vítimas informaram que não pretendem deixar de pescar e que voltam ao mar nesta quarta (3)

Pescadores são resgatados 
após sete horas à deriva no mar
Notícias ao Minuto Brasil

13:35 - 30/04/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil São Paulo

O pesadelo de vagar à deriva no mar terminou bem para dois pescadores de São Paulo. Tales Rodrigues dos Santos, de 50 anos, e Lucas Everton, 21, foram encontrados a mais de 20 km da costa da praia de Mongaguá, depois que o barco em que estavam afundou. O resgate ocorreu na última quarta-feira (26), mas ganhou repercussão neste fim de semana após relato do caso em perfis das vítimas nas redes sociais.

Tales dos Santos e Lucas Everton estavam debilitados e com sinais de hipotermia. Conforme o G1, eles aguardaram resgate agarrados ao tanque de combustível do barco, que boiou após o naufrágio. Tales contou que ele e Lucas entraram no mar ainda cedo e sabiam que o tempo mudaria às 11h. "Fomos pescar cedo para voltar às 10h e vender os peixes na banca, na praia, como sempre fazemos".

Os pescadores foram surpreendidos, no entanto, pela chegada da frente fria bem antes do previsto. "Por volta das 9h, começou a ventar muito e uma onda alta atingiu o nosso barco, que estava com as redes, e ele afundou. Não tivemos o que fazer. Não deu tempo de pegar colete (salva-vidas)", diz. Os bombeiros foram acionados por colegas que estranharam a demora dos dois.

Tales conta que ele e Lucas se ajudaram mutuamente a manter a energia e não desesperar. "A gente se revezava no tanque. Perdemos a noção de horário e deixamos nos levar pela corrente. Em determinado momento, eu vi o pessoal nos procurando. Eles passaram duas vezes e não nos viram. Eles não ouviam nossos gritos".

O Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (GBMar) de Mongaguá, e mais voluntários, ajudaram a encontrar os dois. "A única certeza que eu tinha é que a gente não ia morrer. Eu queria ver os meus três filhos. Quando eles me puxaram para o barco, eu apaguei", lembrou o pescador. Questionado se pensava em deixar de pescar, Tales avisou que irá para Aparecida, nesta terça-feira (2), agradecer pelo resgate e que pretende voltar ao mar na quarta (3).

Leia também: Sindicatos devem arcar com prejuízo de greve, diz Doria

Campo obrigatório