Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo garante inclusão de imigrantes venezuelanos LGBTI

Trabalho visa apoiar o ingresso dessa população no mercado de trabalho

Governo garante inclusão de imigrantes venezuelanos LGBTI
Notícias ao Minuto Brasil

21:49 - 15/11/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Integração

As Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) têm realizado trabalho especializado para acolher imigrantes venezuelanos LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros e Intersexuais). Um dos objetivos da ação é integrar essa população ao mercado de trabalho.

Nos últimos meses, milhares venezuelanos chegaram ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Além de enfrentar as dificuldades de quem entra no País, na maioria das vezes sem dinheiro ou ter onde ficar, essa população tem o desafio de vencer o preconceito para conseguir emprego e recomeçar a vida.

Operações resgatam 48 trabalhadores em situação análoga à escravidão

De acordo com o Presidente da Aliança Nacional LGBTI, Tony Reis, 125 empresas já oferecem vagas para essa população em 12 estados brasileiros. Para auxiliar nesse processo, os venezuelanos com documentos legalizados no Brasil estão sendo encaminhados para essas companhias e também para agências de trabalho. Reis afirmou que a maior parte dos imigrantes tem profissão e curso superior.

Capacitação

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em parceria com o Centro de Ensino Técnico Profissionalizante de Manaus, está oferecendo capacitação para refugiados LGBTI para atuarem em áreas de estética, auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha e confeitaria. Com o certificado em mãos, os venezuelanos são indicados para postos disponibilizados por empresários nos Estados que receberam imigrantes.

Articulações

No Rio de Janeiro, o Grupo Arco Íris está cadastrando pessoas transexuais, travestis e intersexuais para trabalho em empresas privadas. Nas cidades gaúchas de Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Chapada e Porto Alegre, mais de 700 imigrantes foram recebidos dentro do projeto de interiorização do governo federal.

Com intuito de melhor acolher todos os imigrados, o governo realiza um processo de interiorização, que envolve o preparo dos abrigos, a mobilização da comunidade e do poder público de diversas regiões do País. As articulações também buscam a inclusão dos imigrantes negros.  Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório