Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Chuvas de verão: confira cuidados com enchentes e inundações

Apesar do calor intenso, esta época do ano também costuma registrar temporais

Chuvas de verão: confira cuidados com enchentes e inundações
Notícias ao Minuto Brasil

11:57 - 15/01/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Orientação

Considerada a estação mais quente do ano, situada entre a primavera e o outono, o verão começou oficialmente no dia 21 de dezembro. Apesar de muito esperado, por cair no período em que milhares de pessoas entram de férias, a época de calor intenso também vem acompanhada de fortes chuvas. Por isso, é preciso ficar atento às ocorrências de enchentes e inundações.

O acúmulo de lixo nos bueiros é um dos maiores motivos que prejudicam o escoamento da água na cidade. Em locais próximos a rios, mares, lagos e açudes, também há riscos de transbordamento.

+ Manifestação interdita Raposo Tavares contra aumento de passagem

+ Índios venezuelanos em Boa Vista sofrem com superlotação e crack

No último mês, Daniel Corrêa, 31 anos, analista de sistemas, passou por uma situação de risco. Morador de Vicente Pires, bairro de Brasília, acordou no meio da madrugada com a casa já inundada, após uma forte chuva. A casa era próxima a um córrego, que transbordou e atingiu várias casas.

“Minha primeira reação foi tentar abrir a porta para sair de casa. Minha esposa pegou nosso gato e conseguimos abrir a porta. Não tomamos nenhuma precaução antecipadamente por achar que nada daquilo pudesse acontecer”, contou. Por sorte, de acordo com ele, o caseiro do local percebeu a gravidade e desligou a energia do condomínio. Na sequência, um vizinho conseguiu ligar para a Defesa Civil, que logo chegou ao local. Três casas foram condenadas.

Havia pouco mais de um mês que Daniel tinha se mudado com a esposa para o local. Hoje, ele afirma que, como precaução, tentaria conhecer melhor a região. “Se tivéssemos entendido a localização onde a casa se encontra, não teríamos mudado para lá”, pondera. Após passar pela experiência, aconselha: “não tente mexer em nada que estiver ligado. Procure um local seguro para se abrigar e, se puder, ajude o próximo”.

Confira outros cuidados importantes recomendados pela Defesa Civil:

  • Lave e desinfete os objetos que tiveram contato com a água da enchente.
  • Certifique-se junto à Defesa Civil se a sua casa não corre risco de desabar.
  • Evite voltar para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro. Só entre na água se for absolutamente necessário, usando botas de borracha.
  • Nunca coloque a vida em risco, mesmo que seja para salvar documentos ou objetos de valor. Acione a Defesa Civil ligando no 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
  • Depois que as águas baixarem e a Defesa Civil liberar, remova a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e dos utensílios. Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados.
  • Evite beber água ou comer alimentos que tiveram contato com a água da inundação, pois podem estar contaminados.

Alertas SMS

Alguns estados já adotam o sistema de alertas de tempestades por SMS. Em São Paulo, por exemplo, desde novembro, todos os usuários de celular cadastrados recebem uma mensagem de SMS com alertas sempre que a Defesa Civil identifica uma probabilidade de chuva severa na área que abrange o CEP indicado. Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP da residência.

Campo obrigatório