Meteorologia

  • 15 JULHO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Sirene na barragem da mina Gongo Soco, em MG, foi preventivo, diz Vale

Companhia reiterou que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança das estruturas

Sirene na barragem da mina Gongo Soco, em MG, foi preventivo, diz Vale
Notícias ao Minuto Brasil

15:12 - 23/03/19 por Estadao Conteudo

Brasil Susto

A mineradora Vale afirmou, em nota, que o acionamento da sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS) da Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), foi um reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro. O alerta aconteceu na noite de ontem, como parte do protocolo nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

"Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato de o auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem", argumentou a Vale. A companhia reiterou que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança das estruturas.

+ CPI terá depoimento de ex-presidente da Vale na quinta-feira

A Vale ainda destacou que a Barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes e faz parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa.

Em nota, a prefeitura de Barão de Cocais informou, ontem, que não havia sinais de rompimento na barragem da mina Congo Soco. A Defesa Civil do Estado foi encaminhada ao local para acompanhar os trabalhos que já estavam sendo realizados pela Defesa Civil municipal. Ainda segundo a prefeitura, a eventual elevação do nível de risco será noticiada.

Em 8 de fevereiro, o processo de evacuação de moradores de áreas próximas a esta barragem da Vale contou com a retirada de 500 pessoas de suas casas. Com informações do Estadão Conteúdo.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório