Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Patti Smith compra casa onde Rimbaud viveu no século 19

Cantora deve pagar reconstrução do local, que estava em ruínas

Patti Smith compra casa onde 
Rimbaud viveu no século 19
Notícias ao Minuto Brasil

19:32 - 24/03/17 por Folhapress

Cultura França

A cantora e poetisa Patti Smith, 70, se tornou proprietária de um imóvel localizado onde o poeta francês Arthur Rimbaud, seu ídolo, morou na juventude.

Fica na pequena cidade de Roche, do lado francês da fronteira com a Bélgica, na qual o poeta, aos 19 anos, escreveu "Temporada no Inferno" ("A Season in Hell"), sua obra mais famosa, de mais de cem páginas. É considerada um divisor de águas em suas publicações e marca a entrada do artista no surrealismo.

Desde que a família de Rimbaud deixou a propriedade, durante a Primeira Guerra Mundial, a casa original foi demolida e um novo imóvel foi erguido no local. Coube a Jacqueline Kranevitter e Paul Boens, dois admiradores de Rimbaud, a iniciativa de recuperar o local onde o artista viveu na infância. Além de reconstruir a casa, eles haviam erguido estruturas para homenagear o escritor, que acabam atraindo fãs dele ao longos dos anos.

Só que o projeto de reconstrução estava em ruínas, e foi quando Smith ficou sabendo e resolveu intervir, segundo o site "Artnet". Ela aproveitou que estava na França para participar de uma premiação e assinou, em segredo, os papéis para se tornar dona do imóvel. O valor do negócio não foi divulgado. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Cinemas dos EUA exibirão '1984' em protesto contra Trump

Campo obrigatório