Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Museu de SC homenageia 115 anos de Carlos Drummond de Andrade

Mostra será aberta nesta terça-feira (31), em Florianópolis

Museu de SC homenageia 115 anos de Carlos Drummond de Andrade
Notícias ao Minuto Brasil

12:20 - 30/10/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Floripa

O Museu Victor Meirelles, em Florianópolia abre nesta terça-feira (31), às 18 horas, uma exposição em homenagem aos 115 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. A mostra 'Poesia, Memória e Arquivo: Carlos Drummond de Andrade' é realizada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A exposição é parte integrante das atividades do Congresso de mesmo nome, realizado pela UFSC, de 30 de outubro a 1º de novembro, no Centro de Comunicação e Expressão daquela universidade. O congresso terá conferências, mesas-redondas e inscrições de trabalhos para pesquisadores de instituições de ensino superior, nacionais e internacionais e é aberto a toda a comunidade. A realização é do Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC em conjunto com o Núcleo de Estudos Literários & Culturais – NELIC e com apoio da Secretaria de Cultura – SECARTE.

A programação da mostra, que será aberta justamente durante a realização do Congresso, prevê na sua abertura a leitura de poemas de Carlos Drummond de Andrade pelos poetas Alcides Villaça (SP), Manoel Ricardo de Lima (RJ), Júlia Studart (RJ) e Dennis Radünz (SC). Haverá também a apresentação de poema musicado de Carlos Drummond de Andrade, por Jair Fonseca, da UFSC, e encerrando a solenidade do dia um sarau aberto, com leituras, dramatizações e performances da poesia de Carlos Drummond de Andrade. A curadoria da exposição é de Maria Lucia de Barros Camargo e Laíse Ribas Bastos.

+ Mariene de Castro: 'Minha voz é minha vida. É como posso me comunicar'

A exposição 'Poesia, Memória e Arquivo: Carlos Drummond de Andrade' apresenta ao público catarinense uma especial reunião de obras raras, como primeiras edições e edições especiais para bibliófilos, além de cartas originais inéditas, manuscritas e datilografadas, fotografias, discografia e a oportunidade de ouvir a voz do poeta lendo seus versos, oferecendo à comunidade catarinense a possibilidade de um contato mais próximo com a poesia e a memória do poeta. Compõem esta exposição as primeiras edições dos livros de Drummond apresentadas em contraste e comparação com suas versões mais recentes, ou seja, desde seu primeiro livro publicado, Alguma Poesia, até Farewell (edição póstuma), passando por antologias, coleções especiais, sua poesia traduzida e publicada em outros países, bem como suas traduções de poesia e prosa para o português, além de algo da fortuna crítica do poeta.

Há ainda a bela edição especial dos 21 poemas escritos por Drummond como glosa ao conjunto de 21 desenhos de Portinari sobre Dom Quixote, de Cervantes, e uma carta do poeta ao seu irmão, Altivo, datada de 1933, um raro documento histórico. Além disso, está presente também na exposição um conjunto de 21 cartas enviadas ao também poeta e editor Domingos Carvalho da Silva. Cartas que tem por foco o próprio fazer da poesia, sua matéria e procedimento, deixando entrever, delicadamente a cada linha, o gesto literário de Drummond: uma leitura atenta da poesia de Domingos, por ocasião da publicação de seu livro Rosa Extinta, por exemplo, e a gentileza do Drummond tradutor em aconselhar Domingos na tarefa da tradução de 20 Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada, de Pablo Neruda.

Por fim, esta exposição marca ainda os 30 anos de uma primeira versão desta mesma mostra, realizada em outubro de 1987, dois meses após o falecimento de Drummond. Naquela ocasião como agora, celebrando a data de seu nascimento, a Universidade Federal de Santa Catarina promoveu o evento Lembrando Drummond, com a realização de uma exposição rememorativa do poeta.

A mostra é exibida no Museu Victor Meirelles até 18 de novembro, com visitações de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas. A entrada é gratuita.

Campo obrigatório