Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinemateca Brasileira exibe mostra sobre 50 anos da Tropicália

Exibição de filmes ocorre até 17 de dezembro, em São Paulo

Cinemateca Brasileira exibe mostra sobre 50 anos da Tropicália
Notícias ao Minuto Brasil

12:46 - 04/12/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Filme

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, promove até 17 de dezembro a mostra 'Tropicália, ontem como hoje', em comemoração aos 50 anos da Tropicália. Objetivo é propor uma reflexão sobre a influência do movimento no cinema brasileiro e na identidade nacional. Todas as sessões são com entrada gratuita, com retirada do ingresso uma hora antes da exibição.

Entre as obras a serem exibidas estão filmes raramente vistos no cinema, como' Feio, eu?', de Helena Ignez, 'Orgia ou o homem que deu cria', de João Silvério Trevisan, 'O mandarim', de Julio Bressane – com atuações de Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil, 'Agrippina é Roma-Manhattan', de Hélio Oiticica, 'Viagem ao fim do mundo', de Fernando Coni Campos, e 'Em cada coração um punhal', de Sebastião de Souza, José Rubens Siqueira e João Batista de Andrade.

+ 'Em outubro ele vai ter de procurar outro emprego', diz Gil sobre Temer

Ao abordar a estética da Tropicália, a Mostra dialoga com outras expressões artísticas. Entre os destaques, ainda estão os longas contemporâneos 'Martírio', de Vincent Carrelli, Tatiana Almeida e Ernesto de Carvalho, 'A seita', de André Antônio, e 'Sinfonia da necrópole', de Juliana Rojas, em programa duplo com um raro registro dos tropicalistas em Os mutantes.

Além do debate cultural e estético, a mostra também pretende chamar a atenção para ações de preservação e difusão da cinematografia nacional, pensando na ponte entre o passado e o presente do cinema brasileiro. Com informações da assessoria de comunicação do Ministério da Cultura. Veja aqui a programação completa.

Campo obrigatório