Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Prêmio Sesc revela novos autores com obras sobre gênero e sexualidade

Juliana Leite e Tobias Carvalho foram os vencedores

Prêmio Sesc revela novos autores com obras sobre gênero e sexualidade
Notícias ao Minuto Brasil

17:45 - 14/06/18 por Folhapress

Cultura Literatura

Histórias que exploram o corpo e a sexualidade de mulheres e de homens gays foram premiadas na 15ª edição do Prêmio Sesc de Literatura, que revela novos autores da cena literária no país.

Os vencedores de 2018, anunciados nesta quinta-feira (14), foram a carioca Juliana Leite, 35, que escreveu o romance "Magdalena Usa As Mãos", e o gaúcho Tobias Carvalho, 22, com o livro de contos "As Coisas". Cada um terá suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares.

Vencedor da categoria "Romance", o livro "Magdalena Usa As Mãos" conta a história de uma mulher que, após acordar com cicatrizes profundas e perder o companheiro num acidente, aprende a redescobrir a si mesma e sua integridade física com a ajuda de tias, que transmitem sabedorias da família.

Já os contos de "As Coisas", que venceram a categoria relativa ao gênero, são todos compostos por personagens homossexuais. Ao mesmo tempo em que se conectam, as histórias se contrapõem entre si.As obras foram selecionadas entre 720 livros de contos e 820 romances inscritos no prêmio. Uma comissão formada pelos escritores e críticos literários Beatriz Resende, Flávio Carneiro, Letícia Wierzchowski e Daniel Galera avaliou os trabalhos.

+ Sem cachê, Gilberto Gil cancela show na Casa do Brasil em Moscou

Os novos autores participarão das atividades do Sesc Paraty na Flip deste ano, dos dias 25 a 29 de julho. Eles também serão premiados em uma cerimônia de lançamento de seus livros no segundo semestre de 2018. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório