Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Livro narra história de filho que tenta impedir pai de matar presidente

'Meu Velho Guerrilheiro', de Álvaro Filho, chega às livrarias brasileiras em setembro

Notícias ao Minuto Brasil

12:51 - 25/08/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Lançamento

"Não, não sei ao certo se foi meu pai quem matou o presidente”. A primeira frase de Meu Velho Guerrilheiro é um aviso de que convém abandonar certezas. Melhor ficção de 2017 no prêmio da Academia Pernambucana de Letras, o quarto romance de Álvaro Filho, semifinalista do Oceanos 2018 e vencedor do FNAC Portugal de Escrita 2018, navega entre o real e o ficcional, a política e a autobiografia. 

Publicado no Brasil pela editora Jaguatirica, Meu Velho Guerrilheiro chega às livrarias brasileiras em setembro. Em outubro, será lançado em Portugal, onde vive o autor, durante o Festival Literário Internacional – Folio – em Óbidos. 

A narrativa de Meu Velho Guerrilheiro lança mão da afetividade para revisitar um golpe político, um plano de assassinato, e as relações familiares entre memórias, às vezes, “incertas”. Nas páginas, o narrador é um escritor que vê o autoexílio no estrangeiro ter fim ao ser “convocado” pela mãe. De volta à cidade da infância, a pacata e litorânea Olinda, a “missão” dele será demover o pai da ideia de matar o presidente do país, que assumiu o poder após um golpe político. 

Álvaro Filho conta que o velho guerrilheiro do título é parte o pai dele e parte ficção.Em meados de 2014, meu pai falava que havia um risco de golpe no Brasil, o que à época parecia um desvario e levou, inclusive, a família a se preocupar”, explica o autor. No vídeo acima, ele fala mais sobre a obra.

+ Exposição de Bob Wolfenson exibe retratos de Chico Buarque, Pelé e Lula

A situação política do país, depois, comprovou que o “desvario” poderia ser, talvez, uma espécie de “clarividência” do pai. “A partir deste pseudo embaralho da memória, desenvolve-se uma jornada de reflexão sobre a perda de memória dos entes queridos, das pessoas e das nações”, completa.

Nascido no Recife, o escritor de 45 anos vive em Lisboa desde 2016. É também autor do “noir dos trópicos” Jornalismo para Iniciantes e da primeira social-novel do Brasil, O Diário de Viagem do Sr. A. A ficção Curso de Escrita de Romance – nível 2 venceu o Prêmio Pernambuco 2016 e é semifinalista do Oceanos 2018. O conto Otelo, vencedor do Novos Talentos de Escrita FNAC Portugal 2018, será publicado numa coletânea, em setembro, em Lisboa.

MEU VELHO GUERRILHEIRO       

Álvaro Filho                                                              

Editora Jaguatirica, Rio de Janeiro, 2018

ISBN978-85-5662-139-9                               

94 páginas

Preço: R$ 42,90

Notícias ao Minuto

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

Campo obrigatório