Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja as profissões que devem ser contratadas no concurso do IBGE com 895 vagas

Veja as profissões que devem ser contratadas no concurso do IBGE com 895 vagasO IBGE ainda não divulgou detalhes sobre as vagas, os salários e o cronograma da seleção.

Veja as profissões que devem ser contratadas no concurso do IBGE com 895 vagas
Notícias ao Minuto Brasil

19:00 - 31/07/23 por Folhapress

Brasil IBGE-EMPREGO

(FOLHAPRESS) - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirmou na semana passada que a abertura do concurso público com 895 vagas, anunciada pelo governo federal, será "essencial" para a garantia do seu plano de trabalho regular.

Segundo o órgão de pesquisas, as oportunidades devem envolver profissionais de "várias áreas", incluindo estatísticos, demógrafos, economistas, sociólogos, geógrafos, especialistas em tecnologia da informação e geoprocessamento, entre outros.

Essa lista de profissões consta em um ofício divulgado pelo IBGE nas redes sociais. O texto, segundo o instituto, foi encaminhado para os ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento como forma de "agradecimento" pela autorização do concurso.

O comunicado é assinado pelo presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo. "O último concurso para quadro efetivo foi realizado em 2015 e, desde então, o IBGE vem enfrentando progressiva redução do seu quantitativo de funcionários", segundo o texto.

"A fim de que a instituição possa ampliar e modernizar sua produção de informações geográficas e estatísticas é fundamental manter a perspectiva de novos concursos", acrescenta.

O IBGE ainda não divulgou detalhes sobre as vagas, os salários e o cronograma da seleção. O órgão informou que, assim que a publicação da autorização for efetivada pelo governo federal, fará a definição destas vagas por área de conhecimento e por localidade.

Nesta terça, o governo federal anunciou a abertura de concursos públicos para órgãos federais, incluindo o instituto, e a contratação de candidatos aprovados em disputas já realizadas. O IBGE é o órgão que lidera a lista em quantidade de postos abertos (895).

O pacote abrange 3.026 vagas. Desse total, 2.480 vagas virão de novos concursos, e 546 serão nomeações de seleções já realizadas.

Em outro comunicado após o anúncio desta terça, o instituto disse que, assim que a publicação da autorização das vagas for efetivada pelo governo, com a distribuição dos cargos, fará a definição dessas vagas por área de conhecimento e por localidade.

"O Comitê de Concurso Público do IBGE, já implantado, teve ontem (17) sua primeira reunião. Este comitê é responsável por propor áreas de conhecimento, conteúdos programáticos, pontuação em titulação, entre outros. Cabe ao Conselho Diretor do IBGE a decisão final sobre os temas", afirmou o instituto.

Após essas etapas, o IBGE disse que contratará a empresa organizadora do concurso, por meio de licitação, para, então, fechar a versão final do edital e do cronograma.

Como a Folha de S.Paulo mostrou em fevereiro, o instituto vem sendo desafiado pela perda de servidores fixos nos últimos anos.

Em dezembro de 2022, o IBGE tinha 4.009 funcionários efetivos, número 42,5% menor do que o registrado em igual mês de 2010 (6.971), segundo dados da Assibge, que representa os trabalhadores do órgão de pesquisas.

Nos últimos meses, o instituto enfrentou uma série de atrasos para finalizar o Censo Demográfico 2022, cujos dados finais só começaram a ser divulgados em junho de 2023.

Na visão de quem acompanha o assunto, a perda de servidores foi um dos fatores que dificultaram o andamento da contagem populacional.

Leia Também: Dataprev abre inscrições de concurso com 220 vagas, saiba se inscrever

Campo obrigatório