Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PF resgata 16 trabalhadores em situação análoga à escravidão em MG

A ação foi desencadeada após denúncias de condições de trabalho análogas à escravidão na cultura do café em cidades de Minas Gerais

PF resgata 16 trabalhadores em situação análoga à escravidão em MG
Notícias ao Minuto Brasil

04:20 - 10/06/24 por Agência Brasil

Justiça Operação

Uma operação coordenada envolvendo a Polícia Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho resgatou 16 trabalhadores que viviam em condições degradantes e insalubres de trabalho em municípios de Santa Rosa e Campos Altos, em Minas Gerais.

A ação foi desencadeada após denúncias de condições de trabalho análogas à escravidão na cultura do café naquelas cidades.

Os trabalhadores resgatados foram aliciados no interior da Bahia e encontrados em situação de vulnerabilidade, sem acesso a condições mínimas de segurança, saúde e dignidade.

Em resposta, foram realizadas inspeções nas propriedades rurais denunciadas e os empregadores serão notificados e investigados pelos atos ilegais.

Nesta sexta-feira, os 16 trabalhadores receberam cerca de 90 mil reais em verbas salariais e rescisórias. Eles também terão direito a três parcelas de seguro desemprego e tiveram o retorno ao local de origem garantido.

O Ministério Público do Trabalho ainda negocia indenização por danos morais individuais em favor dos trabalhadores. 

Campo obrigatório