Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19 pode continuar ativo no organismo após sintomas desaparecerem

Veja o que dizem os especialistas sobre esta nova descoberta

Covid-19 pode continuar ativo no organismo após sintomas desaparecerem
Notícias ao Minuto Brasil

05:20 - 03/04/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Resistência

Uma nova pesquisa realizada por investigadores da prestigiada Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e pelo Hospital Geral Chinês, na China, aponta que metade dos pacientes tratados do Covid-19 ainda podem ter o coronavírus ativo no organismo por até oito dias após os sintomas desaparecerem.

Devido aos resultados da nova pesquisa, médicos e cientistas sugerem que o período de quarentena de quem teve a doença deve ser alargado além das duas semanas.  

A pesquisa foi publicada no periódico científico American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, e divulgada pela revista Galileu. 

Para o estudo, os investigadores examinaram 16 casos de doentes com idades em torno dos 35 anos que haviam sido infectados pelo Sars-coV-2, mas que já estavam curados e tinham recebido alta do hospital. Os cientistas recolheram amostras de secreções da garganta dos voluntários em dias alternados de modo a analisarem se estavam de fato curados.

"A descoberta mais significativa de nosso estudo é que metade dos pacientes continuava a expurgar o vírus mesmo após os sintomas cessarem", afirma Lokesh Sharma, um dos autores do estudo, num comunicado emitido à imprensa. 

"Se experienciou sintomas respiratórios ligeiros e ficou em casa para não infectar ninguém, então prologue a quarentena por mais duas semanas após a recuperação para ter a certeza que não infectará realmente outras pessoas", aconselha Lixin Xie, médico e professor da Faculdade de Medicina Pulmonar e Intensiva do Hospital Geral Chinês, que também integrou o estudo. 

Os investigadores transmitiram ainda uma mensagem para a comunidade médica: "os pacientes com Covid-19 podem ser infecciosos mesmo após a recuperação sintomática; portanto, trate os pacientes assintomáticos/recentemente recuperados com o mesmo cuidado que os pacientes sintomáticos".

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório