Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Será que é melanoma? Os sintomas que devem te preocupar

O melanoma costuma se apresentar como uma pinta ou sinal escuro na pele

Será que é melanoma? Os sintomas que devem te preocupar
Notícias ao Minuto Brasil

21:30 - 03/06/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Câncer

O câncer de pele representa cerca de 30% dos casos de câncer no Brasil e é geralmente causado pela exposição excessiva ao sol. Os tumores de pele costumam ser mais perceptíveis e têm maiores chances de serem diagnosticados precocemente.

O melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele. No entanto, as chances de cura são superiores a 90% quando diagnosticado precocemente. Ele geralmente se desenvolve em áreas de difícil visualização, embora seja mais comum nas pernas em mulheres, no tronco em homens, além do pescoço e rosto em ambos os sexos.

O melanoma costuma se apresentar como uma pinta ou sinal escuro na pele. No entanto, se houver mudanças na cor, formato ou tamanho, ou se ocorrer sangramento, é importante buscar a avaliação de um médico especialista.

O portal Eat This, Not That conversou com diversos dermatologistas para identificar os principais sinais de alerta que exigem uma consulta rápida com um especialista.

Conheça-os:

  1. Mudanças em um sinal existente: se um sinal aumentar de tamanho ou escurecer, é importante procurar um médico. Um sinal que não apresenta mudanças de cor ou tamanho geralmente é benigno, mas aqueles que sofrem alterações devem ser avaliados.
  2. Aparecimento de uma pinta estranha: se uma pinta surgir repentinamente e for diferente das demais, especialmente se for mais escura, é importante buscar orientação médica.
  3. Sinais com contornos irregulares: sinais muito escuros, com bordas irregulares e com seis milímetros ou mais podem ser motivo de suspeita. Pode ser necessário fazer uma biópsia para determinar sua natureza.
  4. Sinais em áreas específicas do corpo: se um sinal aparecer na palma da mão, na planta do pé, no couro cabeludo ou na axila, é importante verificar se não se trata de um melanoma. Essas regiões geralmente não são tão expostas ao sol e podem apresentar variantes mais difíceis de tratar.

É fundamental estar atento aos fatores de risco, como histórico pessoal ou familiar de câncer de pele, pele clara, presença de muitas pintas ou sardas, exposição frequente ao sol sem proteção adequada, entre outros.

Realizar exames periódicos de pele e buscar orientação médica em caso de alterações suspeitas também são medidas importantes para a detecção precoce e tratamento eficaz do câncer de pele.

Leia Também: Alerta: Se encontrar isso dentro do ovo, evite consumir

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório