Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 famosos que provam como disléxicos podem se destacar intelectualmente

Na luta contra o preconceito, especialista em dislexia infantil destaca a relação entre Q.I. e o distúrbio que ataca 4% da população brasileira

7 famosos que provam como disléxicos podem se destacar intelectualmente -

Na luta contra o preconceito, especialista em dislexia infantil destaca a relação entre Q.I. e o distúrbio que ataca 4% da população brasileira

Notícias ao Minuto Brasil

11:32 - 11/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Atenção

Muitas pessoas ainda ligam a dislexia a dificuldades de aprendizado e problemas na escola. A psicopedagoga e porta voz do Portal Filhos Brilhantes, Sheila Leal, no entanto, ensina este é um distúrbio que pode ser tratado com os estímulos corretos. “A dislexia é um transtorno de aprendizagem que faz com que a pessoa tenha dificuldade para associar os códigos da escrita ou da matemática, seja para decodificar letras como representações dos sons ou sinais gráficos como representações de números”, explica.

A especialista destaca que a dislexia não possui nenhuma relação com o grau de inteligência de uma pessoa. “A dislexia não tem relação direta com o Q.I., uma das formas de medir a inteligência, mas é não é raro que pessoas disléxicas apresentem o Q.I. mais elevado do que a maioria das pessoas”. O grande problema, como explica a psicopedagoga, é que crianças com dislexia não são estimuladas da mesma forma que as outras, e podem ter sérios problemas de autoestima. “Profissionais sérios e pais comprometidos podem ser o grande diferencial para ajudar uma criança disléxica a se desenvolver independentemente de suas dificuldades”, ensina, reforçando que, se com os estímulos corretos, um disléxico tem as mesmas chances que uma criança típica possui de ter sucesso acadêmico e profissional.

Sheila resume os ensinamentos sobre a dislexia em uma lista com sete famosos que têm ou tiveram o distúrbio. Confira na galeria acima!

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório