Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que a obesidade faz à saúde?

A doença é provocada pelo acúmulo de tecido adiposo e pode provocar severas consequências para a saúde

O que a obesidade faz à saúde?
Notícias ao Minuto Brasil

08:20 - 01/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doença

A obesidade é vista como a epidemia do século XXI, uma condição caracterizada pelo acúmulo de tecido adiposo de forma anormal e excessiva. Milhões de pessoas no mundo padecem desta condição, muito dependente do estilo de vida e da adoção de hábitos nada saudáveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma das doenças que mais mata direta e indiretamente.

A obesidade e o sedentarismo andam de mãos dadas e a falta de atividade física não só pode provocar o ganho exagerado de peso, como pode agravar a condição.

Mas, até que ponto a obesidade pode colocar a saúde em risco? Como revelam estudos científicos, o excesso de peso é capaz de tirar saúde a curto, médio e longo prazo e até mesmo condicionar a saúde e qualidade de vida dos bebês no útero. Diz a ciência que quando os pais são obesos a probabilidade dos filhos também o serem é maior.

A associação entre obesidade e problemas cardiovasculares é a mais comum, uma vez que o excesso de gordura interfere diretamente no estado das artérias, que ficam bloqueadas a ponto de a circulação sanguínea ficar comprometida. A pressão arterial alta é também uma consequência direta, assim como o acidente vascular cerebral (AVC), que pode mesmo ser fatal quando a formação do coágulo de sangue ocorre no cérebro. E por falar em sangue, a obesidade aumenta consideravelmente as concentrações de gordura no sangue, aumentando os níveis de triglicerídeos e do colesterol ruim?

Voltando ao sedentarismo, a falta de atividade faz com que a obesidade e a diabetes tipo 2 atuem contra a saúde, podendo esta doença, decorrente de estilo de vida, ser uma das principais responsáveis pela morte prematura em todo o mundo.

A obesidade consegue ainda ser a causa da síndrome metabólica, uma condição que aumenta o risco de doença coronária. A saúde mental também fica comprometida, por ser extremamente nociva ao cérebro. E há um estudo que revela que as pessoas com obesidade não têm capacidade mental para se controlar.

O câncer - nas suas mais variadas vertentes , como têm revelado alguns estudos -, a osteoporose, a apneia do sono e a síndrome de hipoventilação por obesidade são outras doenças que têm o acúmulo excessivo de gordura como causa.

A infertilidade e as dificuldades em manter uma vida sexual ativa – seja por dificuldades a nível físico ou emocional – são outros aspectos cujo impacto da obesidade é bastante negativo e pode ainda dar origem à depressão.

E como se não bastasse, a obesidade pode reduzir a esperança média de vida.

Leia também: 5 dicas de como acelerar o metabolismo e queimar mais gordura

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório