Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dicas práticas de uso da água sanitária na limpeza da casa; aprenda!

A água usada na desinfecção dos alimentos pode ser aproveitada para lavagem de pias, pisos, bancadas e utensílios domésticos em geral, inclusive toalhas e panos de pia

Dicas práticas de uso da água sanitária na limpeza da casa; aprenda! - A água usada na desinfecção dos alimentos pode ser aproveitada para lavagem de pias, pisos, bancadas e utensílios domésticos em geral, inclusive toalhas e panos de pia

Notícias ao Minuto Brasil

06:55 - 20/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Higiene

A ciência já comprovou que água sanitária (hipoclorito de sódio diluído) é a solução mais eficaz para prevenir doenças relacionadas com enchentes, como leptospirose, hepatites do tipo A e E e gastroenterites e no combate ao Aedes aegypti, transmissor da zika, chikungunya,dengue e febre amarela.

A água usada na desinfecção dos alimentos pode ser aproveitada para lavagem de pias, pisos, bancadas e utensílios domésticos em geral, inclusive toalhas e panos de pia.

Importante: Por ser um produto químico, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de utilizar o produto, evitando o contato com os olhos e a pele e a ingestão:

- Mantenha o produto longe de crianças e animais

- Guarde a água sanitária em recipiente fechado e em local ventilado, longe dos raios solares e calor.

- Nunca misture com vinagre, ácidos ou outros agentes de limpeza.

- Não reutilize a embalagem.

1. A ação de hipoclorito perde efeito depois de quanto tempo? O cloro evapora?

Sim, o cloro perde o seu poder através da evaporação. Tanto que a embalagem de água sanitária é opaca, pois até com a incidência da luz o cloro perde o seu poder. Por esse motivo, deve ser feita a administração regular do produto na água.

2. É preciso manter coberto o recipiente onde a água está armazenada?

O recipiente usado para o armazenamento deve estar limpo e ser mantido na sombra e longe do calor, fechado. Além de impedir a contaminação, evita problemas como a dengue e o contato com animais.

3. Quais são os melhores tipos de recipientes para esse fim?

Para armazenar água potável, os recipientes ideais após a desinfecção são potes de barro e garrafas térmicas, com tampa. Já para outros fins, os mais indicados são os de polietileno, PRFV (Polímero Reforçado com Fibra de Vidro) e concreto tratado, sempre fechados com tampas apropriadas.

4. A água de chuva, se tratada como hipoclorito, também pode ser usada para cozinhar e lavar verduras/frutas?

A água de chuva não é recomendada para cozinhar, lavar frutas, verduras ou louça, pois quando encosta na calha ou no telhado, traz todo tipo de sujeira, inclusive matéria orgânica. O ideal é usá-la para limpar o chão e jogá-la no vaso sanitário. E o uso de cloro, apesar de eficaz, não é recomendado para ser colocado na água da chuva porque, em cidades como São Paulo, existe o fenômeno da chuva ácida.

5. Que outros cuidados é preciso ter com a água armazenada utilizada para outros fins que não o de cozinhar e lavar verduras/frutas?

A água utilizada para limpeza deve ser armazenada longe do calor e da luz solar, em recipiente apropriado e tampado.

6. O armazenamento de água em caixas d’água, baldes e bacias aumenta o risco da dengue?

Sim, pois água parada pode ser fonte de doenças, mesmo se estiver guardada em caixas d’ água, galões, potes. As larvas do mosquito da dengue ficam incubadas justamente em locais com a presença de água parada. Por isso, após a limpeza da caixa, que deve ser feita periodicamente. Depois de limpa, encha a caixa e adicione um litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água.

Confira dicas para usá-la na limpeza dos ambientes na galeria de imagens acima:

Leia também: Água sanitária ajuda no combate à larva do Aedes aegypti

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório