Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Excessos em festas de fim de ano prejudicam a saúde; entenda riscos

Não abandonar totalmente a dieta e nem os medicamentos são ações fundamentais nessa época

Excessos em festas de fim de ano prejudicam 
a saúde; entenda riscos
Notícias ao Minuto Brasil

17:58 - 06/12/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Natal

O fim de ano é uma época cheia de festividades, prazos e compromissos. Planejamento da viagem de férias, fechamento de relatórios anuais, compra de presentes, confraternizações com os colegas de empresa e com a família, Natal e depois o Réveillon. Tudo cercado de comida e sobrecarga de responsabilidades, ou seja, excessos que podem colocar em risco a saúde e todos os planos para o próximo ano.

Segundo a ISLA-BR (International Stress Management Association do Brasil), no fim de ano o estresse dos brasileiros tende a aumentar até 75% em relação aos outros períodos do ano. De acordo com o cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Sobral, o estresse é um grande vilão, pois em altos níveis, ele pode resultar em arritmias, insuficiência cardíaca e até o infarto do miocárdio. Isso porque fortes emoções podem fazer com que o corpo sofra uma descarga de adrenalina que acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial.

Outro perigo para a saúde nessa época é a má alimentação, já que neste tempo de farra gastronômica aumenta o consumo de açúcar, gordura, sal e bebidas alcoólicas. Finalizar 2016 com este tipo de exageros propicia o espessamento das artérias, danifica o fígado e o pâncreas, desorganiza a pressão sanguínea e eleva o nível de colesterol.

“Para que estes problemas não atrapalhem as comemorações, o ideal é não abandonar totalmente a dieta, os medicamentos, continuar praticando atividades físicas e tentar se manter calmo. Quanto à alimentação, é preciso tomar cuidado com a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos e dar preferência ao consumo de aves, lombo suíno magro, frutas, sucos e saladas. Já em relação ao estresse, assumir o controle da situação e procurar não deixar tudo para a última hora é fundamental para um final de ano mais tranquilo”, finaliza Sobral.

LEIA TAMBÉM: Conheça os possíveis riscos do excesso de agrotóxicos em alimentos

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório