Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O seu filho está fazendo birra? Eis 10 possíveis causas

Já parou para pensar que as birras do seu filho podem ser um sinal de algum problema maior?

O seu filho está fazendo birra? Eis 10 possíveis causas
Notícias ao Minuto Brasil

13:34 - 24/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Educação

Ainda que as emoções das crianças sejam menos elaboradas do que as dos adultos, menosprezá-las é um erro grave que por vezes os pais cometem. Nas suas reações, muitas vezes só vemos a reação como pirraça, mas elas podem esconder sentimentos ou necessidades. Não se trata de ser condescendente com o mau comportamento, mas de tentar entender a origem das birras, segundo o site El Confidencial. Abaixo, conheça dez causas das birras que você pode estar desvalorizando: 

1. Não conseguir gerir os impulsos. O desenvolvimento do autocontrole é um processo particularmente demorado, que só se atinge no final da adolescência. Por exemplo, uma criança não conseguirá controlar o impulso de realizar um proibição explícita até atingir os quatro anos de idade.

2. Precisar de momentos de descanso. Hoje em dia as crianças são sobrestimuladas com uma série de atividades que fazem depois da escola, como os trabalhos de casa e as atividades extra-curriculares. Esta sobrestimulação pode resultar em manifestações de irritabilidade, hiperatividade ou colapsos nervosos inesperados.

3. Forma de comunicar um mal-estar. Sono, fome, cansaço, sede ou sensação de mal-estar podem estar na origem de várias birras, pois esta é muitas vezes a forma que as crianças usam para comunicar que não estão bem.

4. Expressão de sentimentos intensos. À medida que crescemos, vamos aprendendo a controlar (e ocultar) os nossos sentimentos. Não dá para exigir que uma criança consiga realizar um processo psicológico tão complexo. Se a criança chora e grita quando está tendo uma forte emoção, deve deixá-la expressar-se e nunca castigá-la por isso.

5. Necessidade de se mexer. A energia inesgotável das crianças pode irritar os adultos, mas elas precisam estar em movimento. Tente entretê-los com atividades.

6. Desejo de independência. Quando a criança desfia os pais, por exemplo, cortando o cabelo ou escolhendo a roupa que quer usar, pode ser uma forma de procurar ser mais independente.

7. Necessidade de brincar. Além de precisarem queimar energia, as crianças precisam de brincar, alimentar a curiosidade e descobrir coisas novas, o que para muitas pessoas podem não acontecer quando as obriga a ler, por exemplo. Tente equilibrar as atividades.

8. Reação ao humor dos pais. As crianças são verdadeiras ‘esponjas’. A tristeza, a raiva, o estresse e a angústia dos mais velhos são transmitidos com facilidade para as crianças.

9. Falta de atenção. Nos casos em que as crianças sentem que não têm atenção dos pais, a rebeldia, a provocação e as birras podem surgir como forma de reclamar atenção.

10. Resposta a limites que não são constantes. Se um dia deixa o seu filho comer doces antes da refeição e no dia seguinte diz que não pode comer doces antes da refeição, é normal que a criança faça birra. A criança precisa de estabilidade e de regras físicas, caso contrário irá ficar frustrada e fazer birras com frequência.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório