Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pesquisa testa oito produtos de combate a acne; veja resultados

O teste foi feito em laboratório, que avaliou a eficácia e qualidade dos produtos

Pesquisa testa oito produtos de combate a acne;
veja resultados
Notícias ao Minuto Brasil

14:35 - 03/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Proteste

Apesar de ser mais comum na adolescência, devido às oscilações hormonais características desta fase, problemas de acne podem atingir as pessoas ao longo de toda a vida. Indivíduos com predisposição genética também sofrem mais com as espinhas, assim como as mulheres durante a TPM e a menstruação. Uma das formas de prevenção é a limpeza do rosto com produtos específicos para peles oleosas que diminuem o incômodo da acne. Por isso, a PROTESTE, associação de defesa do consumidor, testou cinco sabonetes líquidos e três géis para peles oleosas e com acne.

O teste foi feito em laboratório, que avaliou a eficácia e qualidade dos produtos. Todos passaram no teste de diminuição e controle da oleosidade. Também foi verificada a rotulagem dos produtos, se transmite de forma clara informações quanto a sua utilização. Além disso, uma pesquisa da PROTESTE com 30 mulheres avaliou o odor, consistência, quantidade de espuma, sensação de limpeza, ressecamento da pele e diminuição da oleosidade.

As marcas escolhidas para o teste foram: La Roche-Posey (gel), Darrow (sabonete), Vichy (gel), Neutrogena (sabonete), Dermotivin (sabonete), L'oreal (sabonete), Asepxia (gel) e Clean & Clear (sabonete).

Para prevenir a acne, esses sabonetes têm agentes limpantes e componentes que atuam contra a doença, como o ácido salicílico, presente em todos os produtos testados. Esse ativo é esfoliante, diminui a contaminação por fungos e bactérias e ajuda a regular a oleosidade da pele. Porém, a associação alerta para não usar o produto em excesso o que pode resultar no "efeito rebote", ou seja, deixa a pele seca demais, retirando sua proteção natural. Nesse caso, o organismo tenta se proteger das agressões e produz mais gordura, piorando a condição da acne. O ideal é lavar o rosto duas vezes por dia com estes produtos ou de acordo com as indicações do dermatologista.

Entre os sabonetes testados, o La Roche-Posay se saiu melhor na redução do excesso de oleosidade da pele, seguido pelo Neutrogena. Por outro lado, o Dermotivin e o Asepxia foram os menos eficientes na função, embora ainda considerados aceitáveis.

Todos os produtos também se mostraram capazes de controlar a oleosidade após o uso contínuo. Mais uma vez, o La Roche-Posay se destacou com o melhor resultado, e o Darrow vem logo depois. O Clean&Clear e o Asepxia mostraram a menor eficiência, mas ainda são aceitáveis.

Todos os produtos passaram na análise da rotulagem, por conter informações e instruções de uso com letras legíveis, além de dados completos e bem organizados. A Neutrogena levou uma nota mais baixa em relação às demais por apresentar letras pequenas, difíceis de serem lidas.

Pesquisa

Para o teste em uso, foram selecionadas 30 mulheres para avaliarem os produtos quanto ao odor, consistência, quantidade de espuma, sensação de limpeza, ressecamento da pele e diminuição da oleosidade entre outros. Neste teste, o Vichy foi o mais apreciado pelas usuárias, enquanto o Asepxia mostrou a menor satisfação – mas, ainda assim, recebeu uma nota boa.

No teste do odor, La Roche-Posay, Dermotivin, Darrow e Asepxia foram os que menos agradaram. Já o Vichy e o L’Oreal foram muito elogiados, tanto pelo odor quanto pela sensação de limpeza e suavidade. Porém, ao avaliar o ressecamento da pele, as voluntárias não aprovaram os resultados do Dermotivin e do Neutrogena, porque deixaram o rosto com uma sensação de repuxado.

O que piora

Estudos mostram que uma dieta com alto índice glicêmico (doces, pães, biscoitos) e consumo excessivo de leite podem piorar a acne. O organismo, ao receber picos de açúcar, coloca, rapidamente a insulina (hormônio que controla a taxa de glicose) em ação para lidar com as alterações. E, com a desregulação hormonal, aparece a acne.

O chocolate embora seja citado com frequência como um vilão para esse tipo de problema, não há consenso sobre a sua influência no aumento da acne.

O uso de cosméticos também prejudica, mas não é necessário deixar de usá-los. A Associação recomenda o uso de produtos “oil-free”, e alertam as consumidoras a retirarem a maquiagem completamente, principalmente antes de dormir. Esquecer o produto na pele entope os poros e prejudica a saúde da pele.

Cicatrizes: Em alguns casos, a acne deixa cicatrizes permanentes na pele e incomodam a maioria das pessoas. Conheça algumas técnicas que ajudam na remoção:

Peelings químicos: Podem ser superficiais, médios ou profundos. Os resultados são mais aparentes nos casos em se atinge a pele com maior profundidade.

Laser: Semelhante à dermoabrasão (um tipo de lixamento da pele) só que, em vez de lixas, a remoção do tecido com cicatrizes profundas é feita a laser, como o de CO2.

Microagulhamento: Também conhecido como Dermaroller, é feito com um rolo que possui agulhas muito finas, posicionadas de forma simétrica em fileiras. Ao ser passado várias nas cricatrizes, produz microperfurações na pele que estimulam a formação de novo colágeno.

As marcas que se saíram melhor no teste foram a La Roche-Posay, seguida de Darrow e Vichy. Já os produtos que tiveram as piores notas foram a Asepxia e Clean & Clear, em penúltimo e último no ranking, respectivamente.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório