Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Aprenda a escolher um bom azeite de oliva

Fonte de gorduras saudáveis, o azeite possui antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e pode contribuir com a saúde do coração

Aprenda a escolher um bom azeite de oliva
Notícias ao Minuto Brasil

07:17 - 19/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle acerte!

O azeite de oliva é um ingrediente que costuma ser associado a diversos benefícios para a nossa saúde. Fonte de gorduras saudáveis, ele também possui antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e pode contribuir com a saúde do coração.

Entretanto, nem todos são iguais: os produtos diferenciam-se quanto ao sabor, aroma, acidez e benefícios de consumo. Por isso, saber escolher o azeite certo é crucial para desfrutar de todos os benefícios que ele pode oferecer.

Confira algumas dicas de como escolher o azeite perfeito:

Classificação (refinado, virgem e extravirgem)

São três os principais tipos de azeite encontrados no mercado: refinado, virgem e extravirgem. A diferenciação ocorre principalmente devido ao processo de produção, mecânico ou a frio, e ao teor de acidez do produto, que quanto menor, melhor. Os produtos mais nobres são processados a frio e possuem acidez abaixo de 0,8%.

O refinado, também conhecido por azeite comum, é o que traz menos benéfico à saúde, pois passa por um processo de refinamento que faz com que ele perca parte de seus antioxidantes. É recomendado para frituras. O azeite virgem, por sua vez, passa por um processo de extração a frio que conserva as propriedades e possui um sabor mais leve que o comum. O uso é indicado para pratos frios. No topo do pódio, o azeite extravirgem é o que oferece melhor sabor e mais benefícios à saúde, já que possui menos acidez e mais antioxidantes. É o tipo mais apropriado para pratos quentes e saladas.

Acidez

Quanto menos ácido, melhor. Entretanto, esse teor não está relacionado ao sabor e sim à quantidade de ácidos graxos livres em relação ao ácido oleico. Quanto menor a proporção, melhor é o azeite, já que o ácido oleico tem papel fundamental na eliminação do mau colesterol pelo fígado.

Embalagem

Com a função de proteger o azeite de fatores externos que podem degradar o produto, como a luz, a umidade e o ar, a embalagem é a primeira característica a ser avaliada. De início, elimine itens que venham em garrafas plásticas, pois elas não oferecem proteção contra a luz e gases.

Já quanto às embalagens de aço inoxidável, apesar de oferecerem conservação ideal ao produto, elas não são práticas para acompanhar a quantidade consumida, ou seja, o nível do líquido dentro da lata. Prefira, portanto, embalagens de vidro escuro, que proporcionam ótima proteção e conservação ao produto.

Leia também: Conheça os inúmeros benefícios do Maxixe

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório