Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após susto da cantora Alcione: entenda o cateterismo e a angioplastia

Ela foi submetida a um cateterismo, seguido de angioplastia na última terça-feira (3)

Após susto da cantora Alcione: entenda o cateterismo e a angioplastia
Notícias ao Minuto Brasil

11:30 - 05/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Entenda

Após o susto passado no início da semana com a cantora Alcione, de 70 anos, que foi submetida a dois procedimentos cirurgicos: cateterismo e angioplastia, levantou-se o debate sobre como seriam tais intervenções e até mesmo se não seriam a mesma coisa.

No caso da cantora, ela teve um quadro de angina instável, termo utilizado para definir a dor ou desconforto no peito de alguém. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital onde a cantora fez tais procedimentos, "foi submetida a um cateterismo, seguido de angioplastia. A intervenção transcorreu com sucesso e sem intercorrências", publicou.

Mas afinal, o que seria o cateterismo e a angioplastia?

Apesar da semelhança, os procedimentos de cateterismo e angioplastia tem objetivos diferentes. Enquanto um atua no diagnóstico de possíveis anormalidades na circulação arterial do coração, o outro tem a função de tratar a obstrução de artérias que conduzem o fluxo sanguíneo.

O cateterismo é um procedimento invasivo que atua no diagnóstico de algumas condições cardíacas. Já a angioplastia é um procedimento intervencionista empregado para combater a obstrução das artérias que conduzem o sangue ao coração. Com o auxílio de um cateter, balões ou stents são levados até o vaso lesionado com a função de aumentar a passagem de sangue.

Tanto no cateterismo quanto na angioplastia as complicações são raras, portanto, é bom ficar tranquilo, que em breve termos a nossa marrom de volta aos palcos.

Leia também: 10 tipos de cânceres mais mortais existentes

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório