Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dores de cabeça: os alimentos que provocam e os que evitam

Certas mudanças na alimentação ajudam a prevenir as tão incômodas dores de cabeça. Saiba quais substâncias são as responsáveis pelo tormento e as que atenuam a condição!

Dores de cabeça: os alimentos que provocam e os que evitam
Notícias ao Minuto Brasil

09:30 - 30/06/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Enxaqueca

Se entupir constantemente de analgésicos não é a melhor solução para a dor de cabeça. E sim é possível prevenir as crises de enxaquecas através de alguns ajustes na alimentação. Isto porque as dores de cabeça fortes e enxaquecas resultam do aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos. Resultado: inflamação e dor.

Descubra 8 possíveis causas para acordar com dor de cabeça

A comida tem muito a ver o processo de inflamação do organismo. Alimentos como carnes processadas e salsichas, hambúrgueres e presunto, contêm nitratos e nitritos, substâncias por trás da dilatação. Ou seja, para os indivíduos mais suscetíveis, tal é suficiente para desencadear a dor.

Já alimentos ricos em substâncias anti-inflamatórias podem ajudar a aliviar o incómodo. É o caso dos peixes gordos, ricos em ômega-3, como a sardinha, o atum, truta e salmão.

Ajustes na alimentação

O que deve ser cortado da dieta:

Nitritos e nitratos

Dilatam os vasos. Presentes na linguiça, presunto, salsichas, carnes processadas, nos molhos prontos e nos alimentos industrializados em geral.

Tiranina

Liberta a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor. Chocolate, vinho tinto, queijos duros, amendoins, carnes defumadas e frutas cítricas, entre outros, contêm essa substância.

Fenois, aldeídos e sulfitos

Estreitam os vasos, reduzem os níveis de açúcar no sangue e libertam agentes tóxicos. Estão presentes no vinho tinto e bebidas espumantes e destiladas em geral.

O que deve incluir na alimentação

Gorduras boas

Os do azeite, da sardinha, do salmão e das anchovas agem no controle da dor.

Triptofano

Ajuda a libertar serotonina, que promove bem-estar. Invista em alimentos como banana, chá de erva-cidreira, maracujá, pão, arroz integral, feijão, granola e cereais integrais.

Anti-histamínicos

Inibem a produção da histamina e da prostaglandina, responsáveis por inflamações e dores. Estão nos orégano, no cravo, na canela e no gengibre.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório