Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Erupção na Nova Zelândia deixa cinco mortos e 18 desaparecidos

O vulcão White Island entrou em erupção nesta segunda-feira (9), quando estavam centenas de turistas na ilha

Notícias ao Minuto Brasil

07:20 - 09/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vulcão

Nesta segunda-feira (9), um turista que visitou White Island, na Nova Zelândia, conseguiu registrar imagens da ilha após um vulcão entrar em erupção. As fotos falam por si: uma gigante nuvem de fumaça cobre quase toda a paisagem, enquanto os operadores turísticos tentam resgatar as pessoas ainda no local.

Pelo menos cinco pessoas morreram por conta da erupção, onde se encontravam centenas de turistas, e as autoridades receiam que o número de mortes possa aumentar.

Em uma primeira análise ao acontecimento, as autoridades tinham apontado que muitos turistas se encontravam junto do vulcão, ou nas imediações, no momento da erupção a nordeste da cidade de Tauranga na Ilha do Norte, uma das duas principais ilhas da Nova Zelândia.

Agora, no novo balanço, o vice-comissário de Operações Nacionais de Polícia revelou que ainda existem "pessoas não localizadas". Não se sabe ao certo o número de feridos. 18 pessoas estão desaparecidas.

A agência neozelandesa GeoNet, que monitora a atividade vulcânica e sismológica no país, indicou ter ocorrido uma erupção vulcânica moderada que ocorreu às 14h11 e alertou para possíveis novas erupções ou sismos.

Os turistas efetuavam uma viagem pela ilha desabitada de Whakaari, onde se situa o vulcão White Island, quando a explosão abrupta ocorreu, lançando rochas e uma grande nuvem de cinzas.

As equipes de emergência, apoiadas por sete helicópteros, estão no terreno retirando as pessoas afetadas, algumas das quais estavam perto da cratera minutos antes da erupção, de acordo com imagens de uma câmara de rastreamento instalada na zona.

As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança ao redor da ilha e cancelaram imediatamente todas as excursões, incluindo as de barcos turísticos ao redor da ilha que é visitada anualmente por cerca de 10.000 pessoas.

Campo obrigatório