Meteorologia

  • 03 DEZEMBRO 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Efeitos da poluição matam quase 1,7 milhões de pessoas na Índia em 2019

Os dados revelados por um relatório da Lancet mostram que a má qualidade do ar contribuiu para o aumento de casos de câncer do pulmão, doenças cardíacas, entre outras.

Efeitos da poluição matam quase 1,7 milhões de pessoas na Índia em 2019
Notícias ao Minuto Brasil

19:00 - 25/12/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Poluição

Em 2019, a poluição na Índia foi responsável pela morte de quase 1,7 milhões de pessoas, o que corresponde a 18% do total de óbitos registrados no país, refere um relatório publicado pela revista Lancet.

Os dados mostram que as mortes relacionadas com a poluição na Índia estão em sentido ascendente – subiram de 1,24 milhões em 2017 para 1,67 milhões no espaço de dois anos.

O estudo divulgado pela Lancet sublinha que os efeitos da poluição no país asiático levaram ao aumento de doenças como o câncer do pulmão, AVCs, doenças cardíacas, diabetes e doenças respiratórias.

A capital indiana, Nova Deli, é frequentemente a cidade mais poluída do mundo durante o inverno. Nova Deli costuma ficar envolvida numa nuvem espessa com níveis perigosos de poluição e as partículas tóxicas no ar atingem níveis assustadores, 500% acima dos níveis considerados saudáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Este ano, a poluição em Nova Deli esteve ligada ao crescimento de casos de Covid-19 e de mortes devido a esta doença. Em novembro, a Associação Médica Indiana assinalou que 13% dos contágios na capital estavam relacionados com a poluição.

Campo obrigatório