Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Homem mata atendente após ser cobrado por uso de máscara na Alemanha

A Alemanha reage com choque e indignação após o "homicídio a sangue frio" de um funcionário de um posto de gasolina, de 20 anos de idade, por um cliente que não queria usar máscara

Homem mata atendente após ser cobrado por uso de máscara na Alemanha
Notícias ao Minuto Brasil

21:30 - 22/09/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Chocante

As autoridades alemãs indicaram esta quarta-feira (22), que o homicídio de Alexander, de 20 anos de idade, num posto de combustível de Idar-Oberstein, no oeste da Alemanha, foi "um caso isolado", mas a população teme uma escalada de violência decorrente dos movimentos negacionistas e de extrema-direita no país.

Em entrevista à RTL, uma vizinha do homicida de 49 anos de idade, que entretanto se entregou à polícia, disse que "era apenas uma questão de tempo até as coisas piorarem". A mulher, que não se identificou, disse sempre ter tido medo dos encontros com Mario, que morava ao lado do seu salão de estética.

De acordo com a moradora local, o 'developer' informático, defendia a políticos de extrema-direita, era agressivo e insultava as pessoas com regularidade. "Era uma ameaça até para as minhas clientes", disse. "O problema era o estacionamento, dizia a todos os clientes que não podiam estacionar perto da garagem dele, para não terem problemas."

Embora as autoridades tenham descrito o crime como "um caso isolado", admitiram que este revela "um grau dramático de brutalidade na sociedade." Os mesmos alertas são feitos de forma transversal por responsáveis políticos, que condenam o crime, descrito pelo ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, como "um homicídio a sangue frio."

Mario, para além de aderir a teorias da conspiração relacionadas com a pandemia, ainda terá ligações a movimentos de extrema-direita. O procurador Kai Fuhrmann disse, na segunda-feira, que ele se apresentou na delegacia local no domingo. À polícia, declarou que se sentiu "encurralado" pelas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, considerando uma "violação crescente dos seus direitos" e que não viu "nenhuma outra saída".

Notícias ao Minuto Alexander era estudante e trabalhava meio período no posto de combustível© Reprodução Facebook  

O caso ocorreu no sábado, quando um funcionário de um posto de gasolina, um estudante de 20 anos, recusou-se a atender um cliente, que queria comprar uma caixa de cervejas, porque ele não usava máscara.

O homem de 49 anos não gostou e saiu, mas voltou depois, desta vez usando uma máscara. Ao dirigir-se a Alexander, porém, baixou-a. Depois de receber novamente a ordem para usar a máscara corretamente, Mario tirou uma arma do bolso e baleou o estudante, que morreu instantaneamente, segundo a polícia. As câmaras de videovigilância captaram todo o incidente.

Notícias ao Minuto Desde sábado, vários moradores colocaram flores e velas diante da bomba de gasolina.© Thomas Frey/picture alliance via Getty Images  

Os investigadores revistaram o apartamento do homem, onde encontraram a arma do crime, bem como outras armas de fogo e munições.

O grupo intitulado 'Pensadores Livres (Querdenker)', um movimento radicalmente oposto às medidas de combate ao SARS-CoV-2 na Alemanha, celebraram pela internet o ataque mortal.

Campo obrigatório