Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA rechaçam 'ato inconstitucional' de presidente do Peru contra Congresso

Pedro Castillo mandou dissolver o Congresso e antecipar eleições no Peru

EUA rechaçam 'ato inconstitucional' de presidente do Peru contra Congresso
Notícias ao Minuto Brasil

07:48 - 08/12/22 por Folhapress

Mundo Peru

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A embaixadora dos Estados Unidos no Peru, Lisa Kenna, criticou a decisão do presidente Pedro Castillo de mandar dissolver o Congresso e antecipar eleições. O pronunciamento do político disparou uma crise política aguda no país, com a oposição e mesmo a vice-presidente denunciando o que chamam de golpe de Estado.

"Os Estados Unidos rechaçam categoricamente qualquer ato extraconstitucional do presidente Castillo para impedir que o Congresso cumpra com seu mandato", escreveu a diplomata no Twitter.

"Os EUA instam enfaticamente o presidente a reverter sua intenção de fechar o Parlamento e a permitir que as instituições democráticas funcionem de acordo com a Constituição. Pedimos à população peruana que mantenha a calma durante esse tempo incerto."

Em comunicado, a diplomacia da Costa Rica também já disse "lamentar a decisão" de Castillo, pedindo que a ordem legal seja restaurada imediatamente, com respeito às garantias civis.

Vale lembrar que, apesar de estar em um partido de esquerda, Pedro Castillo avançava com pautas conservadores e de extrema-direita.

Campo obrigatório