Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Gêmeas siamesas são separadas após operação que durou 11 horas nos EUA

As crianças "estavam unidas desde a parte inferior do esterno até o umbigo" e continuam internadas no hospital no Texas

Gêmeas siamesas são separadas após operação que durou 11 horas nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

07:29 - 27/01/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo EUA

Duas gêmeas siamesas foram separadas numa operação que decorreu num hospital da cidade de Fort Worth, no estado norte-americano do Texas.

De acordo com um comunicado emitido pelo Centro Médico de Crianças Cook, a operação foi bem sucedida e teve a duração de 11 horas. Na intervenção cirúrgica estiveram envolvidos 25 médicos.

"A cirurgia de separação [deu] a AmieLynn e JamieLynn mais oportunidades de melhorar sua saúde e desenvolvimento, e de crescer como as meninas únicas e individuais que são desde o nascimento, independentemente de sua conexão física como gêmeas siamesas", explicou um dos médicos na nota, citada pelas publicações internacionais.

A cirurgia das gêmeas, que têm quase quatro meses, foi a primeira feita pela unidade hospitalar.
 
As irmãs, que continuam internadas, "estavam unidades desde a parte inferior do esterno até o umbigo". "Este era o momento certo na fase de desenvolvimento Npara AmieLynn e JamieLyn fazerem a cirurgia", destacou uma outra especialista.

As crianças estão bem passados apenas alguns dias da operação. Já a mãe, Amanda Arciniega  contou que foi um choque. "Nunca teria pensado num milhão de anos que poderia ter gêmeos", disse, acrescentando: "E, para além disso, nem gêmeas siamesas".

Campo obrigatório