Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estão em curso "atividades antiterroristas" em Moscou, diz autarca

O presidente da Câmara de Moscou anunciou hoje que estão em curso "atividades antiterroristas" na cidade, após o grupo Wagner apelar a uma rebelião contra o comando militar do país, que acusou de atacar os seus combatentes.

Estão em curso "atividades antiterroristas" em Moscou, diz autarca
Notícias ao Minuto Brasil

05:50 - 24/06/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Guerra na Ucrânia

"Estão em curso atividades antiterroristas em Moscou com o objetivo de reforçar as medidas de segurança", escreveu Serguei Sobianine na plataforma de mensagens Telegram.

O chefe do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, anunciou que o seu exército privado cruzou a fronteira russa na região do Rostov, sul do país, e disse estar disposto a "ir até ao fim", após apelar a uma rebelião contra o comando militar do país, que acusou de atacar os seus combatentes.

"As alegações divulgadas em nome de Yevgeny Prigozhin não têm fundamento. (...) O FSB [serviços de segurança russos] abriu uma investigação por convocação de um motim armado", referiu o Comitê Nacional Antiterrorista da Rússia em comunicado, citado pelas agências de notícias russas.

O líder do grupo paramilitar Wagner disse ter 25.000 soldados às suas ordens e prontos para morrer e instou os russos a juntarem-se a estes numa "marcha pela justiça".

Prigozhin acusara antes o Exército russo de realizar ataques a acampamentos dos seus mercenários, causando "um número muito grande de vítimas", acusações negadas pelo Ministério da Defesa da Rússia.

As acusações de Prigozhin expõem as profundas tensões dentro das forças de Moscou em relação à ofensiva na Ucrânia.

O líder do grupo Wagner já tinha afirmado que o Exército russo está recuando em vários setores do sul e leste da Ucrânia, Kherson e Zaporíjia, respetivamente, e em Bakhmut, contrariando as afirmações de Moscou de que a contraofensiva de Kyiv era um fracasso.

Leia Também: Pequim ferve com alerta vermelho de calor recorde

Campo obrigatório