Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Matusalém, o peixe mais antigo em aquário do planeta

Peixe-casulo australiano vive há 85 anos num aquário da Califórnia

Matusalém, o peixe mais antigo em aquário do planeta
Notícias ao Minuto Brasil

08:00 - 19/09/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo EUA

Cerca de um ano antes do início da Segunda Guerra Mundial, um peixe de água doce da Austrália foi transportado para os Estados Unidos e passou a residir no Aquário Steinhart, na Califórnia, onde vive há quase 85 anos.

Por meio de avançadas análises de DNA, conduzidas por pesquisadores da Academia de Ciências da Califórnia, foi determinado que esse peixe australiano, conhecido como Matusalém, é o peixe de água doce mais antigo do mundo a viver em um aquário, com uma idade mínima de 92 anos.

Quando chegou aos Estados Unidos em novembro de 1938, sua idade não pôde ser determinada, tornando a descoberta de sua idade atual uma conquista emocionante. Matusalém ao longo dos anos se tornou um "importante embaixador de sua espécie", despertando a curiosidade de visitantes de todo o mundo devido à sua "personalidade cativante" e sua preferência por massagens na barriga.

Essa descoberta vai além de encantar os visitantes do aquário, pois contribui para uma compreensão mais profunda da biodiversidade e das necessidades das espécies para sobreviver e prosperar. O peixe-casulo australiano é uma espécie nativa de alguns rios de Queensland e existe há milhões de anos.

Leia Também: Momento raro: Lula transparente é filmada a 700 metros de profundidade

Campo obrigatório