Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Investigadores descobrem que chimpanzés também passam pela menopausa

Animais passam por fase de vida semelhante à das mulheres

Investigadores descobrem que chimpanzés também passam pela menopausa
Notícias ao Minuto Brasil

07:24 - 27/10/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Estudo

Até agora, acreditava-se que apenas as mulheres e as fêmeas de algumas espécies de baleias dentadas passavam pela menopausa.

No entanto, um estudo publicado na revista Science revelou que as fêmeas de chimpanzés também passam por essa fase da vida.

A pesquisa, realizada por uma equipe de cientistas que estuda a comunidade de chimpanzés selvagens Ngogo, no Parque Nacional de Kibale, no Uganda, mostrou que a fertilidade das fêmeas de chimpanzé diminui após os 30 anos e elas deixam de se reproduzir aos 50.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram dados demográficos de 185 chimpanzés fêmeas, coletados entre 1995 e 2016. Eles também mediram os níveis hormonais em amostras de urina de 66 fêmeas de diferentes fases reprodutivas.

Os resultados mostraram que as fêmeas de chimpanzé apresentam níveis crescentes de hormônio folículo-estimulante e de hormônio luteinizante, bem como níveis decrescentes de hormônios esteróides do ovário, incluindo estrógenos e progestinas. Essas variações hormonais são semelhantes às observadas na menopausa humana.

A descoberta é importante porque sugere que a menopausa pode ser um fenômeno mais comum no reino animal do que se pensava anteriormente.

Leia Também: Piloto da United Airlines emociona passageiros com mensagem à mãe

Campo obrigatório